Pacientes quem precisarem agendar um exame podem procurar a CGRAC, no prédio localizado na sede da Sesau, na Rua Madri, 180, bairro Aeroporto. Foto: Sesau

O atendimento de saúde da população vai muito além do consultório médico nas Unidades de Saúde. Os exames laboratoriais são a ferramenta que os profissionais utilizam para fechar um diagnóstico e saber qual tratamento mais adequado ou quais os medicamentos a serem prescritos.

A Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) atende a população de diversas formas quando o assunto é a realização desses exames. Os pacientes atendidos no HGR (Hospital Geral de Roraima), HMI (Hospital Materno Infantil), CRSM (Centro de Referência de Saúde da Mulher) e PACS (Pronto Atendimento Cosme e Silva) realizam os procedimentos na própria Unidade.

Os pacientes quem precisarem agendar um exame podem procurar a CGRAC (Coordenadoria Geral de Regulação, Avaliação e Controle), prédio localizado na sede da Sesau, na Rua Madri, 180, bairro Aeroporto. O atendimento ao público é de segunda à sexta-feira, no horário de 7h às 12h, e a liberação de senhas para marcação dos exames é de 7h às 10h.

Somente em fevereiro, em menos de 15 dias foram marcados mais de 6.000 exames. Os mais procurados são os de rotina, principalmente hemograma. “Assim como o mapa de consultas de qualquer Unidade, nós temos uma disponibilidade de vagas para agendamento”, explicou Elainy Gonçalves, coordenadora da CGRAC.

COMO SER ATENDIDO – Quando uma pessoa sente algum problema de saúde, a primeira unidade a ser procurada é um Posto de Saúde. No atendimento com o clínico geral, são solicitados exames que devem ser realizados pela própria Unidade.

Conforme o resultado, o médico pode achar necessário o encaminhamento para um especialista. Com isso o paciente deve ser direcionado à CECM, já com os exames iniciais em mãos.

Nesse atendimento são solicitados exames de Média Complexidade, mais detalhados para se fechar um diagnóstico preciso. “Com essa guia de encaminhamento o paciente vai até a CGRAC para solicitar a marcação de exames. Temos uma demanda muito alta pois atendemos pessoas de todos os municípios do Estado, mas os procedimentos estão sendo marcados normalmente”, finalizou Elainy.

Para o atendimento é preciso ter em mãos, cópias dos seguintes documentos: identidade, CPF e comprovante de residência, além do cartão do SUS e da guia de encaminhamento.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here