Projeto de interiorização ocorre desde 2018. Foto: Arquivo/Operação Acolhida

No próximo sábado (16), um grupo de 12 imigrantes venezuelanos será levado em um voo da FAB de Boa Vista para a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. O destino é a cidade de Caicó. Lá, os imigrantes serão acolhidos em abrigos.

A ação faz parte da 24ª etapa do processo de interiorização. Desde abril de 2018 até agora, 4.564 pessoas já foram transferidas de Roraima para 17 estados brasileiros.

Nesta sexta-feira (15), 214 venezuelanos foram levados para Porto Alegre (RS), Caxias do Sul (RS), Goioerê (PR), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Guarulhos (SP) e Belo Horizonte (MG).

A estratégia de interiorização é apoiada por diversos órgãos, como os ministérios da Cidadania, da Defesa e da Saúde, a Casa Civil da Presidência da República, Estados, prefeituras e organizações não governamentais.

Do Sistema ONU, estão diretamente envolvidas a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Essas organizações identificam locais de acolhida ao redor do país e realizam melhorias estruturais nos abrigos, além de prestar orientações sobre as cidades de acolhida.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here