Campus Boa Vista. Foto: Ascom IFRR/CBV

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, no Diário Oficial da União (DOU), três editais para capacitação de profissionais da educação básica na Irlanda, no Canadá e nos Estados Unidos.

As inscrições, gratuitas, são feitas on-line com preenchimento de formulário e
envio de documentos pela internet.

Editais – O primeiro é voltado aos professores de língua inglesa. Nele é oferecido um
curso intensivo de seis semanas em universidade nos Estados Unidos.

As vagas são para professores que estejam em efetivo exercício nas escolas públicas de educação básica. Entre os benefícios estão ajuda de custo e material didático do curso.

Em parceria com o Mary Immaculate College, o segundo edital propõe o
desenvolvimento de profissionais da educação básica na Irlanda.

O programa tem como meta, além do treinamento em língua inglesa, o desenvolvimento de habilidades em liderança e gestão pedagógica para profissionais de supervisão. O curso tem duração de doze meses.

E o último documento é promovido pelo Colleges and Institutes Canada (CICan). Dividida em duas partes – a primeira um curso básico de inglês, e a segunda um curso de formação para professores, voltado para gestão de sala de aula e aprendizagem centrada no aluno –, a capacitação dura oito meses e tem como alvo professores em efetivo exercício nas escolas públicas das redes estadual, municipal e distrital.

Outras informações sobre requisitos e benefícios estão disponíveis nos editais, nas
páginas dos programas:

– Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores da Educação Básica no
Canadá (Edital 03/2019), no link

– Programa Desenvolvimento Profissional para Professores da Educação Básica na
Irlanda (Edital 02/2019), no link

– Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa (PDPI)
nos EUA  (Edital 04/2019), no link

Em 2018 – O Instituto Federal de Roraima (IFRR) teve três docentes selecionados pela Comissão Fulbright para um curso de aperfeiçoamento em metodologias de ensino de língua inglesa e cultura norte-americana. Todas as despesas foram pagas, durante seis semanas, no Instituto de Língua Inglesa da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos.

Os três profissionais foram os únicos de Roraima a participar da iniciativa.

Para o assessor de Relações Internacionais do IFRR, Miguel Felix de Araújo Júnior, fica a expectativa de que mais profissionais da língua inglesa possam participar dessa edição do programa, que teve seu escopo ampliado para além dos EUA e que agora também conta como destinos o Canadá e a Irlanda.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here