A dona de casa Raimunda Santos não mede esforços para investir na educação da filha caçula, Valéria Santos, de 13 anos. Ela matriculou a adolescente no curso de Informática Básica promovido pela Escola do Legislativo, em Alto Alegre, e durante dois dias na semana, a estudante, que mora na Vila Reslândia, se desloca para a sede do município.
“Vim neste primeiro dia de aula trazer minha filha para estudar informática, pois essa é uma grande oportunidade que estamos tendo, então temos que investir nos filhos. É muito importante a gente não pagar por esse curso, principalmente para os pequenos, porque alivia no bolso”, disse.
Valéria estava ansiosa para começar a estudar. “Espero aprender muitas coisas sobre informática, e que possa me ajudar nos trabalhos da escola, e também no mercado de trabalho”, disse.
Escola do Legislativo
Quase 900 alunos estão matriculados nos cursos ofertados pela Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios e pelo Programa Abrindo Caminhos no Núcleo da Assembleia Legislativa em Alto Alegre, a 78 quilômetros de Boa Vista. As atividades iniciaram nesta segunda-feira (11), mas as matrículas continuam abertas.
As aulas nas vilas Sucuba e Reslândia (Paredão) estão previstas para iniciarem no primeiro semestre de março. Nessas localidades serão ofertados cursos de Espanhol, Inglês, Futebol e Jiu-Jitsu.
A novidade deste ano é o curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A coordenadora pedagógica do Núcleo, Gilsilene de Jesus Silva, disse que a procura foi tanta que já existem pessoas no cadastro de reserva para a próxima turma.
“Logo no primeiro dia, a turma de 50 alunos fechou. Ainda abrimos uma exceção e matriculamos mais sete alunos. Estamos agora fazendo um cadastro de reserva para a próxima turma, que deverá iniciar depois do mês de março”, explicou.
Cursos
O curso mais procurado é o de Informática, com dez turmas e um total de 209 alunos. Os cursos de Inglês e Espanhol, básico e intermediário, têm um total de 95 alunos, divididos entre cinco e quatro turmas, respectivamente. A Ginástica Rítmica e o Jiu-Jítsu, atividades do Programa Abrindo Caminhos, são as mais procuradas e já contabilizam 260 alunos, sendo 130 em cada atividade.
Em terceiro lugar está o Futebol, com 120 alunos, seguido do curso de Violão com 94 inscritos, Coral com 90 alunos e a Zumba, com 40 integrantes. “A Zumba é para todos, principalmente os adultos. Temos dois corais, o infanto-juvenil e o de idosos, com coralistas de até 80 anos”, ressaltou Gilsilene.