Estudantes do interior de Roraima e de outros estados que precisam de assistência estudantil reclamam das más condições da residência universitária, da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Segundo relatos, a estrutura está comprometida e falta segurança no local.
“Faltam lâmpadas, há problemas de infiltração, cupim e nem mesmo há cadeado no portão da residência, o que já resultou em invasões”, relatou um acadêmico de geologia, que pediu para não ter a identidade revelada. Ele destaca ainda que apesar de ter cerca elétrica no local, o sistema não funciona.
O estudante afirma que por vezes ele, e os demais colegas que moram na residência, procuraram a Pró-Reitoria de Infraestrutura, mas os responsáveis “fizeram pouco caso”. “Essa precariedade acontece dentro do plano de políticas públicas da UFRR. Estão deixando os estudantes à deriva”, contou o acadêmico.
O que a UFRR diz
Em nota ao Roraima 1, a Universidade Federal de Roraima informou que em 2017 houve uma reforma na Residência Universitária e que os reparos atualmente necessários será feitos.
“A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão, por meio da Divisão de Moradia e Restaurante Universitário, já encaminhou solicitação para reparos hidráulicos, troca de lâmpadas, dedetização, dentre outros serviços”, disse a nota.
O documento esclarece que o processo está em fase de tramitação em virtude do novo ano em exercício 2019, sendo necessário aguardar a renovação dos contratos e as novas licitações.
“Quanto a segurança da Residência Universitária, a UFRR informa que há câmeras de monitoramento abrangendo a fachada da casa; além do serviço de vigilância 24 horas próximo à unidade”, concluiu o documento.