Durante 2018, o CBMRR atendeu 1.398 ocorrências de combate incêndio em todo o Estado. Foto: Diego Ferreira

O CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) divulgou esta semana, o cenário de emergência referente aos serviços prestados à população roraimense em 2018.

Esses dados contemplam desde as atividades de atendimento emergencial, solicitadas via canal de atendimento com a população pelo número telefônico 193, como as ações sociais, de prevenção, serviços técnicos e atividades cívico-militar desenvolvidas pelos programas sociais “Amigos do Peito e Bombeiros na Escola”.

Durante 2018, o CBMRR atendeu 1.398 ocorrências de combate incêndio em todo o Estado, sendo que deste total, 110 ocorrências referem-se ao combate a incêndio em residência, 93 em estabelecimentos comerciais, 490 em terrenos baldios e as demais se referem a outras ocorrências de incêndio atendidas pela Corporação.

No cenário de emergência, os dados apontam 4.752 registros de atendimento pré-hospitalar, que correspondem ao pronto atendimento das equipes de socorristas das unidades de resgate da Capital e do Interior, tanto nos atendimentos de primeiros socorros às vítimas de casos clínicos e de traumas.

O índice de ocorrências envolvendo acidentes automobilísticos representa um total de 900 atendimentos das ocorrências com suporte básico de vida realizados pelos bombeiros socorristas.

Dentre inúmeras outras ações de resgate e salvamento, o CBMRR também registrou um total de 41 atendimentos de afogamentos sem vítimas fatais e 25 recuperações de corpos em meio líquido, além de 45 resgates de pessoas perdidas em regiões de matas no Estado.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, que faz parte da estrutura orgânica da Corporação contabilizou total de 65 vistorias realizadas durante a vigência da Operação Roraima Verde 2018, além de 801 combate a incêndios florestais em todo o Estado. Também proporcionou a certificação de 1.120 novos munícipes com o Curso de Formação de Brigadistas para o combate e prevenção de incêndios florestais e urbanos, para atuarem como pronta resposta aos municípios de Roraima.

Como instituição promotora de defesa social e cidadania o CBMRR realizou o atendimento de 2.630 pessoas, entre alunos, professores e servidores, por meio das atividades desenvolvidas pelo Projeto “Bombeiros na Escola”, que envolveu práticas sociais e comportamentais, voltadas para as temáticas de prevenção.

Foram feitas 15.120 visitas realizadas pela equipe de bombeiros do Projeto “Amigos do Peito”, que tem por finalidade realizar a coleta do leite materno para manter o estoque do Bando de Leite da Casa da Gestante, localizada no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré, no bairro São Francisco.

A DPST (Diretoria de Prevenção e Serviços Técnicos) realizou 2.560 atendimentos ao público referente às atividades de perícia de incêndio, análise de projetos, vistorias técnicas, treinamento de brigada e palestras, bem como, outros serviços de prevenção atinentes a competência do CBMRR como prestador de serviços para a sociedade roraimense.

No ano passado a CBMRR registrou mais de 6 mil atendimentos telefônicos por meio do Canal de Emergência 193, que é o meio de comunicação em funcionamento 24 horas por dia, para atendimento as solicitações que envolvem os mais diversos serviços de bombeiros, tanto na Capital como no Interior do Estado.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here