Benedito Rodrigues dos Santos abordará assuntos como estratégias para a notificação e denúncia, entre outros. Foto: Ascom DPE-RR

Em busca de fortalecer a rede de proteção contra a violência de crianças e adolescentes, o renomado professor doutor Benedito Rodrigues dos Santos está em Roraima para ministrar duas oficinas sobre o assunto.

O evento tem início nesta terça-feira (5), e seguirá até sexta-feira (8), das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, no auditório da sede administrativa da Defensoria Pública do Estado (DPE).

A oficina discutirá estratégias para a notificação e denúncia, as formas de enfrentamento e os parâmetros de escuta e depoimento especial de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

“A violência contra criança e adolescente vem sendo apontada como a consequência de ambiente cultural e social também violento, alimentado por um imaginário social de desrespeito de seus direitos fundamentais e a sua dignidade, conforme preconiza o artigo 227 da Constituição Federal”, explicou Santos.

Os casos de violência sexual, física e psicológica e de tráfico de crianças e adolescentes têm aumentado, em que pesem os recursos de mobilização e conscientização social já aplicado.

“Isso evidencia a necessidade de novas estratégias de prevenção e identificação precoce dos sinais de violência e abuso e a ampliação da compreensão social sobre os impactos da violência ao desenvolvimento físico e emocional sobre as crianças”, ressaltou o palestrante.

A oficina é uma iniciativa da Unicef (Fundo das Nações Unidas Para a Infância), realização do Neca (Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas Sobre a Criança e o Adolescente), com o apoio da Defensoria Pública Estadual.

Palestrante

Benedito Rodrigues dos Santos é antropólogo, professor e pesquisador associado ao Núcleo de Estudos da Infância e Juventude, Brasília. Diretor Executivo do Instituto dos Direitos da Criança e do Adolescente (Indica). Especialista em estudos de violência contra crianças e adolescentes, particularmente nos temáticas relacionadas à escuta especializada e elaboração de fluxos integrados de atenção às crianças e adolescentes vítimas de violências.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here