Falta de acessibilidade em ruas de Boa Vista é percebida durante ação do vereador Linoberg Almeida. Foto: Linoberg Almeida/ Arquivo pessoal

O Plano de Mobilidade Urbana para o município de Boa Vista custou ao menos R$ 65 milhões. No entanto, apesar do empréstimo milionário realizado há quatro anos, a prefeitura da capital apresenta hoje ruas e calçadas sem acessibilidade para pedestres e cadeirantes.

Alguns dos pontos de irregularidades podem ser encontrados no Centro de Boa Vista. As calçadas e os passeios das ruas que terão vagas rotativas, por meio do sistema Zona Azul, estão repletas de obstáculos aos pedestres. Já as dimensões e angulação das rampas de acesso, a localização das faixas, a sinalização das vias e os pisos táteis para deficientes visuais não seguem um padrão exigido por norma técnica.

As irregularidades foram questionadas pelo vereador Linoberg Almeida (REDE), que na última sexta-feira (25) divulgou a insatisfação em sua rede social: “Parece pequeno mas é problemão […] E tem lei federal, norma técnica, pedido nosso por lei que padronize calçadas faz é tempo”, comentou em trecho da publicação.

O vereador percorreu as ruas Sebastião Diniz, José Magalhães, Jaime Brasil, João Pereira de Melo e Getúlio Vargas.

Ao Roraima 1, Linoberg Almeida disse esse tipo de problema já virou 19 indicações para o Executivo Municipal e que até o momento, a prefeitura de Boa Vista não informa sobre a aplicação do montante no Plano de Mobilidade Urbana.

“A finalização das obras de calçadas não seguem um padrão por não haver Plano Diretor nem Lei geral das Calçadas em Boa Vista. Infelizmente, nem Câmara, nem executivo nos permitiu no planejamento orçamentário (Lei de Diretrizes Orçamentárias, Plano Plurianual e Lei Orçamentária Anual) dos últimos dois anos”, comentou.

Zona Azul
Outro ponto ainda em discussão é o sistema de estacionamento rotativo Zona Azul. O sistema que deverá disponibilizar 1,6 mil vagas em 12 ruas e avenidas do Centro da capital, se iniciou em fase de teste no último dia 14 de janeiro. O sistema vai ser operado por uma empresa que ganhou a licitação por 15 anos.

Conforme o vereador Linoberg, em 2017 ele fez emendas ao projeto de lei para implantação desse sistema, mas teve as propostas negadas. Zona Azul vai começar a cobrar veículos no próximo 14 de fevereiro.

“No entanto, penso que temos mais benefícios a empresa e pouco respeito ao pedestre e ao trabalhador da região central da cidade. Pois, não está claro quem fará os ajustes de acessibilidade. Pintar as vagas, e revitalizar faixas não apaga a falta de acessibilidade até agora, poucos dias antes das cobranças iniciar”, contou.

O que a prefeitura diz
A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Boa Vista que, ignorando o compromisso com a informação pública, não respondeu ao portal de notícias.

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