No início do mês de abril, a BBF (Brasil Bio Fuels) vai inaugurar no município de São João da Baliza, Sul do Estado, uma fábrica de extração de óleo de palma, conhecido popularmente como dendê. A matéria-prima será destinada para a produção de biodiesel, que deve ser vendido para usinas termelétricas que compõe o sistema isolado que abastece Roraima.
O presidente da empresa, Milton Steagall, se reuniu nesta sexta-feira, dia 25, no Palácio Senador Hélio Campos, com o governador de Roraima, Antonio Denarium, que se comprometeu em retirar os entraves que impedem o desenvolvimento do setor no Estado.
“A produção de óleo de palma vai alavancar a economia do Sul do Estado. Para que isso se torne possível, temos alguns compromissos como dar celeridade a regularização fundiária e a conclusão do ZEE [Zoneamento Ecológico Econômico] para que não somente a BBF atue com segurança, mas para que possamos atrair novos investidores”, explicou.
Também participaram do encontro o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Marcos Jorge; secretário de Agricultura, Renato Martins; presidente do Instituto de Terras, Márcio Grangeiro, presidente da Agência de Defesa, Gelb Platão e presidente do Iacti (Instituto de Amparo à Ciência e a Tecnologia), Aluizio Nascimento.
Steagall afirmou que em um primeiro momento, a empresa vai beneficiar a produção própria, que corresponde a uma área de 5 mil hectares. “Estamos em Roraima há 10 anos. Já investimos nesse empreendimento cerca R$ 100 milhões. Cultivamos a palma há algum tempo e será com essa produção que iremos iniciar os nossos trabalhos”, complementou.
Em pleno funcionamento, a indústria terá capacidade de beneficiar 45 toneladas por hora. “Em um segundo momento vamos comprar a produção local, alavancando o desenvolvimento de pequenos, médios e grandes produtores de palma da região. De início, vamos gerar cerca de dois postos de trabalho a cada 10 hectares”, detalhou.
“Para um empresário de fora que está em Roraima há mais de 10 anos, é gratificante ver que agora o Estado caminha em rumo ao desenvolvimento de forma efetiva. Durante todos esses anos lutamos contra entraves que dependiam apenas de força política para que fossem derrubados. Com essas garantias, iremos crescer cada vez mais e chamar a atenção de novos investidores”, declarou Steagall.
ENERGIA – O presidente da BBF anunciou ainda que a empresa irá participar do leilão promovido pelo MME (Ministério de Minas e Energia) para o fornecimento de energia ao mercado consumidor de Boa Vista e localidades conectadas.
“Roraima ainda faz parte de um sistema isolado, que são aquelas regiões do país em que a rede elétrica não foi conectada ao SIN [Sistema Interligado Nacional]. O sistema de geração termelétrica pode poluir até 70% menos se utilizar o biodiesel. Além de tudo, o custo diminuiria, uma vez que o combustível fosse fabricado aqui, e isso é possível, Roraima tem um grande potencial”, afirmou.
BBF – A Brasil Bio Fuels, empresa 100% nacional, atua na região Norte do Brasil, nos Estado de Rondônia, Acre, Roraima e Amazonas, desde 2008. O principal investimento é no cultivo sustentável de palma de óleo e extração de óleo vegetal, utilizado como matéria-prima para a produção de biodiesel.