RORAIMA 1 | Dra. Ana Paula Vitti fala dos cuidados com a pele e sobre a carreira internacional. www.roraima1.com.br#anoticianapalmadamao

Publicado por Roraima 1 em Quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Os cuidados com a pele devem ser diários. Essa é a dica da médica dermatologista Ana Paula Vitti, entrevistada dessa quarta-feira (23), para o TV1, apresentado pelo jornalista Rubens Medeiros.

E para esse período de calor, de sol quente em Roraima, Ana Paula disse que a atenção com a pele deve ser redobrada. “Mas aqui as pessoas gostam de ser expor ao sol, mas isso é a nossa cultura. Praia, pouca roupa, carnaval, marquinhas, todo mundo quer sair bronzeado. Mas acho que essa cultura vem desde quando o Brasil foi descoberto, com essas peles indígenas maravilhosas”, frisou.

A médica comentou que esse costume do brasileiro, em querer ter a pele bronzeada, todo mundo quis copiar. “E é até uma maneira sensual de pele. As branquinhas querem estar morenas”, brincou Ana Paula.

Mas para todo esse excesso de exposição ao sol, a médica dermatologista faz alerta as pessoas, afirmando o câncer de pele é a doença que mais atinge a população de Roraima e do Brasil.

“Vivemos na Linha do Equador e a incidência de raio ultravioleta A e B é altíssima. E agora temos a luz visível das câmeras, dos tablets, dos celulares que, inclusive, já saiu no consenso de foto proteção mundial e nacional, onde o uso de proteção solar é importante”, ressaltou Ana Paula.

Sobre a moda do bronzeamento na laje, no jardim, em que as mulheres ficam ‘torrando’ no sol quente, depois do uso produtos na pele que prometem milagres, a médica informou que a exposição dessa maneira pode causar um dono irreversível.

“Literalmente frita a pele. Tenho conversado com minhas clientes, mas, de fato, é muito cultural. Peço a elas que fiquem menos tempo no sol, e sempre cubram o rosto. Com a proximidade do carnaval é quase impossível convencê-las”, comentou.

Uma maneira de proteger a pele, segundo a dermatologista é consumir uma alimentação foto protetora. “Tudo que tem betacaroteno, como a cenoura, mamão, verduras de folhagens verde escuras protegem a pele”, afirmou Ana Paula, lembrando que antigamente era costume as mulheres fazerem aquela mistura de cenoura com urucum que tem bastante betacaroteno, e ajudava a bronzear e proteger a pele”, disse.

Para quem não perde um final de semana de praia, de rio, balneários, Ana Paula deixa um importante recado. “Sempre oriento à tomarem muito líquido, e as crianças bastante água de coco. E tomem cuidado com o sumo do limão, pois mancha a pele ao se expor ao sol”, destacou.

Outra dica é a utilização de protetor solar a cada uma hora ou duas horas. “Esse é um item que não pode faltar, sob hipótese alguma”, alertou, comentando que aqui e em lugares onde a incidência de raio solar é alta, o imposto desse produto fosse menor ou até mesmo a pessoa ficasse isenta de pagar.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here