A mestra Bernaldina José Pedro com o anfitrião do evento, o artista plástico Jaider Esbell. Foto: Michelle Amara

Este sábado (19) será um dia para adquirir um pouco de conhecimento sobre a cultura indígena Macuxi. A partir das 17h, a Galeria Jaider Esbell receberá Bernaldina José Pedro, mais conhecida como Vovó Bernaldina, uma mestra da cultura Macuxi. O evento se chama Ko’Ko Pokon Eremu – O Canto das Avós. A entrada é franca.

Na galeria haverá roda de Parixara, degustação de Damurida e Pajuaru, além da apresentação de arte e exposição de artesanato indígena de diversos povos da região.

O anfitrião do evento, o artista plástico Jaider Esbell, disse que o encontro é aberto para pessoas de todas as idades. “Um dos objetivos é disseminar em outros ambientes as práticas culturais tradicionais que são usadas no conjunto espiritual da luta política do movimento indígena de base”, comentou.

Esbell destacou que Vovó Bernaldina tem mais de 70 anos de idade e mora na Comunidade Maturuca – terra indígena I Raposa Serra do Sol. “Ela tem sido uma das anciãs mais ativas e sua voz perpassa fronteiras”, afirmou o artista.

Segundo ele, a mestra tem na juventude indígena uma esperança grandiosa para a continuidade das práticas sagradas, para além dos tempos mundanos. “Cantando Parixara, dançando e compartilhando significados traduzíveis, Vovó Bernaldina irá expor sua visão de mulher liderança no seu modo de saber”, frisou Esbell.

O artista disse que a Vovó Bernaldina pede, se algum participante do evento puder, que deixe um valor simbólico de 20 reais em dinheiro, para que ela possa fazer reparos na estrutura de sua casa na comunidade, antes das rigorosas chuvas que costumam cair no interior do Estado.

Pré-lançamento – Ainda durante o evento, será feito o pré-lançamento da obra Meriná eremu, um livro que registra os cantos de autoria coletiva e de Vovó Bernaldina, que também é intérprete e cantora da comunidade indígena Maturuca.

A obra, além dos cantos em língua indígena predominantemente Macuxi, traz traduções e ilustrações do artista Jaider Esbell.

O livro é financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e será lançado pelas editoras Patuá, de São Paulo, e Wei, de Boa Vista. A publicação é parte de pesquisa do Prof. Dr. Devair Fiorotti.

Galeria – A Galeria Jaider Esbell fica localizada na rua Rua Anália Soares de Freitas, 1633, bairro Paraviana. Outras informações: 95-99959-2025.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here