Os colégios estaduais militarizados vão disponibilizar aproximadamente mil vagas para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio para o ano letivo de 2019.
As inscrições para o sorteio ocorrerão de 7 a 11 de janeiro de 2019, das 8h às 12 horas e das 14h às 18 horas, nas unidades de ensino. Além de vagas remanescentes na Capital, o sorteio público ocorrerá também para estudantes de Alto Alegre, Bonfim; Caracaraí; Mucajaí e Rorainópolis.
Para o Ensino Fundamental, serão disponibilizadas três vagas na Escola Professora Elza Breves; 160 na Dr. Rittler Brito de Lucena; 67 na Irmã Maria Tereza Parodi; 127 no Colégio Militarizado Professor Jaceguai; 68 na Escola Pedro Elias Albuquerque Pereira; 100 na Escola Maria Mariselma de Oliveira Cruz; 180 na João Rogélio Schuertz; 63 no Colégio Militarizado Professora Antônia Tavares da Silva; 145 no Colégio Desembargador Sadoc Pereira e 50 vagas no Colégio Militarizado Aldébaro José de Alcântara. Já para o Ensino Médio, serão destinadas 120 vagas para a 1ª série no Colégio Estadual Militarizado, Maria Mariselma de Oliveira Cruz, em Mucajaí.
Para a secretária de Educação, Leila Perussolo a garantia do direito à vaga na escola para crianças, adolescentes, jovens e adultos é prioridade. “Realizamos no dia 19 de dezembro, o sorteio das vagas para ingressos nas escolas militarizadas para os alunos do 6º e 1 ano do Ensino Médio. Algumas vagas não foram preenchidas e a Secretaria tomou como princípio a transparência, na atuação na Seed e nas escolas. Estamos divulgando outro edital com vagas remanescentes”, explicou a secretária.
Ainda de acordo com a secretária, com essa mudança, novas vagas surgiram. “Com isso, estamos abrindo quase mil vagas para atender os alunos com ingresso na 6º ano na rede estadual . Estamos ampliando essa oferta de vagas para que os pais não fiquem marcando lugares, amarrando cadeiras nas escolas, porque estamos com vagas disponíveis nas unidades educacionais”, garantiu.
Leila ressaltou ainda que a população pode ficar tranquila quanto a quantidade de vagas. “Não temos falta de vagas na rede de ensino. Com o descredenciamento de algumas escolas em tempo integral, estamos ampliando o quantitativo de vagas para a comunidade. Vamos fechar as vagas remanescentes das escolas militarizadas e, se houver novas vagas, outro edital será publicado para dar transparência às pessoas, e o mesmo direito de igualdade de concorrência com respeito e lisura nesse processo de ingresso nas escolas”, disse.
Inscrição – No ato da inscrição o pai ou responsável deverá apresentar os seguintes documentos: cópia da CI(Carteira de Identidade) e do CPF(Cadastro de Pessoa Física) do responsável pela inscrição do candidato acompanhada do original; declaração original de conclusão do ano/série anterior da instituição de origem ou Histórico Escolar; cópia e original de comprovante de endereço em nome do responsável pelo aluno. Caso o comprovante não esteja no nome do responsável, deverá apresenta uma declaração assinada pelo dono do imóvel ou contrato de aluguel.
Seleção – A seleção dos candidatos será feita por meio de processo seletivo (sorteio público). No ato da inscrição o pai ou responsável receberá o comprovante com um número com o qual concorrerá ao sorteio, que ocorrerá na quadra de esportes dos colégios militarizados, no dia 15 de janeiro, às 17 horas. Os pais ou responsáveis devem comparecer ao local, 30 minutos antes do início do sorteio. A lista com o nome dos sorteados será homologada no dia 18 de janeiro. O resultado com o nome dos sorteados será publicado no mural do pátio central dos colégios.
Matrícula – Após as matrículas serão realizadas junto à Secretaria dos Colégios Estaduais Militarizados de 22 a 25 de janeiro, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30. No ato da matricula é obrigatório apresentação dos seguintes documentos (originais e cópias). Histórico Escolar, duas fotos 3×4 recentes; CPF; RG e comprovante de residência com CEP (Código de Endereço Postal).
Seed disponibiliza mais 1,5 mil vagas em escolas não militarizadas
Além das vagas para os colégios militarizados, a Seed está disponibilizando ainda, mais 1.505 vagas para matrícula. Sendo 1.190 vagas para o 6° ano do ensino fundamental e 315 vagas para a 1ª série do ensino fundamental.
As vagas destinadas a comunidade são remanescentes das escolas da rede pública para o ano letivo de 2019 e serão preenchidas mediantes realização de sorteio. As inscrições serão nos dias 2 e 3 de janeiro de 2019, das 8h às 12h e das 14h às 18h e no dia 4, das 8h ao meio dia. O sorteio será realizado no pátio das escolas estaduais no dia 4 de janeiro às 18h e os responsáveis deverão chegar 30 minutos antes do início do sorteio.
Ao todo, 15 escolas estão disponibilizando vagas para o 6° ano do ensino fundamental, sendo elas: 13 de Setembro – 60 vagas; Buriti – 60; Dom José Nepote – 30; Euclides da Cunha – 60; General Penha Brasil – 60; Mário David Andreazza – 30; Monteiro Lobato – 210; Oswaldo Cruz – 210, Presidente Costa e Silva – 90; Tancredo Neves – 60; Antônia Coelho de Lucena – 30; Professora Diva Alves de Lima – 150; Professora Vitória Mota Cruz – 60; Professor Hildebrando Ferro Bittencourt – 30, São José – 50 Vagas.
Para o 1ª série do ensino médio, sete escolas estarão com vagas disponíveis: Lobo D’ Almada – 30 vagas; Monteiro Lobato – 15 vagas; Professor Hildebrando Ferro Bittencourt – 60; Professor Antônio Carlos Natalino – 60, Escola de tempo integral Professora Maria das Dores Brasil – 30; Professora Maria das Neves Rezende – 60 e Professora Vanda da Silva Pinto – 60 vagas.
As matrículas escolares, para os classificados neste certame serão realizadas do dia 7 a 11 de janeiro, das 08h às 11h30 e das 14h às 17h30.