Foto: Arquivo/Exército

Mais 771 imigrantes serão transferidos de Roraima para outros nove estados, conforme informou a assessoria da Operação Acolhida. Esta etapa do processo de interiorização começa nesta segunda-feira (17) e segue até o sábado (22).

Desta vez, a interiorização ocorrerá em todas as modalidades. Na institucional, ocorrerá a transferência de 723 imigrantes para abrigos em outros estados, partilhando assim a responsabilidade da crise migratória. Ainda ocorrerão 10 reuniões familiares e 38 imigrantes interiorizados na modalidade de Possibilidade de Vaga de Emprego Sinalizada.

Os imigrantes venezuelanos serão levados para as cidades de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Italva (RJ), Itanhangá (RJ), Caicó (RN), Recife (PE), Igarassu (PE), João Pessoa (PB), Conde (PB), Porto Alegre (RS), Santo Antônio da Patrulha (RS), Viamão (RS), Curitiba (PR), Goioerê (PR), Colombo (PR), Dois Vizinhos (PR), São Mateus do Sul (PR), Tupãsi (PR), Florianópolis (SC), São José (SC), Tubarão (SC) e Guarulhos (SP).

As ações fazem parte da Operação Acolhida por intermédio da atuação direta da ACNUR, OIM, CÁRITAS, Célula de Interiorização da Força-Tarefa e Ministério do Desenvolvimento Social, Igreja Luterana, Igreja Jesuítas e indireta de todos os outros atores envolvidos em todas as etapas do processo.

A interiorização, iniciada em abril deste ano, é uma estratégia do Governo Federal, com o apoio das Agências das Nações Unidas, de governos estaduais e municipais, e de parceiros da sociedade civil. O processo tem tentado diminuir o número de imigrantes concentrados em Roraima que fogem da crise econômica e política da Venezuela.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here