Serra do Tepequém, um dos principais pontos turísticos de Roraima e também os mais procurados no feriado. Foto: Acervo Pousada Platô

O turismo em Roraima gerou 80 novos postos de trabalho entre os meses de janeiro a outubro deste ano, é o que aponta uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima (Fecomércio-RR). O levantamento teve como base dados fornecidos pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).

De acordo com o economista da Fecomércio Roraima, Fábio Martinez, a expectativa é que até o final do ano haja mais de cem contratações com carteira assinada, ligadas ao setor. Tendo em vista que a meta de postos de trabalho está prestes a ser alcançada.

“Ano que vem esperamos contar com mais de 150 contratações com carteira assinada no ramo do turismo. Há alguns anos estamos falando sobre turismo em Roraima, que vem atraindo turistas não só de outros estados, mas de vários países, em busca de nossas belezas. Tudo está se consolidando com a criação de novos empregos, a maioria na parte de hospedagem e alimentação, prova isto”, afirmou o economista.

O Ministério do Trabalho afirmou, segundo a Fecomércio, que o turismo roraimense vem se desenvolvendo, mesmo que de forma compassada.

Segundo Martinez, Boa Vista é uma capital bastante bela, não só pela sua estrutura moderna, mas por ser bem arborizada. Mas quando se trará de “belezas Naturais”, o interior do estado tem se destacado de forma grandiosa no cenário turístico mundial.

“O que atrai os turistas ‘mochileiros’ em Roraima, são lugares como o Tepequém, com belas paisagens, cachoeiras que proporcionam o investimento em hotéis e pousadas para turistas. Temos também o Baixo Rio Branco, que conta com estrutura para atender os amantes da pesca esportiva, e o Monte Roraima, com sua beleza encantada e diversidade natural”, declarou Martinez.

9% dos empregos formais em Boa Vista vêm do turismo
Em Boa Vista, o economista explica que também se concentra o setor da alimentação por haver um número grande de lanchonetes, restaurantes e hotéis, sendo a parte ligada ao turismo que mais gera empregos.

“Quase 9% dos empregos formais são voltados a área do turismo. É necessário que no ano que se aproxima, a economia em Roraima seja reestruturada, porém é necessário estabelecer prioridades e não devemos deixar o turismo de lado”, enfatizou o economista.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here