Denarium foi eleito governador pelo PSL em 2018 - Foto: Arquivo/Roraima 1

O governador eleito Antonio Denarium (PSL) divulgou, na tarde desta sexta-feira (10), um balanço inicial da reforma administrativa que pretende fazer em Roraima. Das mudanças na administração, o governador eleito citou cortar secretarias estaduais. O anúncio foi feito durante coletiva que nomeou novos secretários para o governo.

A Universidade Virtual de Roraima (Univirr) deve se tornar departamento da Secretaria de Educação e Desporto (Seed). A Rádio Roraima deixará de ser secretaria e passará a ser diretoria ligada à Secretaria de Comunicação. O Cerimonial, que também tem status de secretaria, será um diretoria liga à Casa Civil. A Secretaria de Administração (Segad) será integrada à Secretaria de Desenvolvimento Planejamento (Seplan).

Ainda das mudanças, o governador eleito destacou que a “a parte orçamento passa para a Secretaria de Fazenda [Sefaz]”. Denarium pontuou que a Secretaria de Segurança vai fazer um eixo de política pública com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e demais setores ligados à segurança pública.

“Da mesma forma que o eixo de politica pública de produção e desenvolvimento vai ser ligado à Secretaria de Agricultura, Agência de Defesa Agropecuária, Fundação do Meio Ambiente e Iteraima”, disse.

Apesar dos cortes, o governador eleito anunciou previamente a criação da Secretaria de Tecnologia e Informação. Ele defende que a pasta vai implantar um sistema compartilhado em todas secretarias, reduzindo o gasto de R$ 30 milhões que o governo paga anualmente em contratos com serviço de informática.

Interventor federal
O governador eleito Antonio Denarium assumiu a gestão de Roraima nesta segunda-feira (10) como interventor federal, em reunião ocorrida no Palácio Senador Hélio Campos, sede do governo do estado. Com a intervenção integral, Suely Campos (PP) foi afastada do cargo.

O presidente Michel Temer determinou a intervenção federal, em virtude da crise na segurança pública e penitenciária no estado. A decisão do presidente foi anunciada na sexta-feira (7), em reunião com ministros no Palácio da Alvorada.

O interventor terá todas as atribuições do governador do estado e ficará subordinado ao presidente da República. A intervenção em Roraima vai vigorar até o dia 31 de dezembro [confira decreto na íntegra]. Em 1º de janeiro de 2019, Antonio Denarium toma posse como governador de Roraima.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here