Sandra Regina descobriu ser portadora da endometriose em junho deste ano. Foto: Arquivo pessoal

Sem médico especialista para fazer a cirurgia de endometriose em Roraima, a estudante de Direito, Sandra Regina Demétrio Silva, 42 anos, faz uma campanha para arrecadar recursos e realizar o procedimento em Manaus. No Brasil, mais de sete milhões de mulheres sofrem com a doença que causa muita dor e infertilidade.

Segundo a Associação Brasileira de Endometriose, esta enfermidade atinge de 10% a 15% das mulheres em idade fértil (de 12 a 45 anos). Esta doença é a condição na qual o endométrio, que reverte a parede interna do útero, se desenvolve fora deste local.

Sandra descobriu ser portadora da endometriose profunda em junho deste ano, porém, até ter conhecimento do que acontecia, foi uma jornada de muitas dores. “No mês de março deste ano, passei a ter cólicas muito fortes e fluxo de menstruação intenso. A dor era tanta que, por algumas vezes eu cheguei a desmaiar”, relatou, lembrando que o problema foi detectado após fazer uma ressonância magnética.

A estudante contou que ao receber o diagnóstico ficou arrasada e, ao mesmo tempo, muito preocupada, porque soube que o SUS (Sistema Único de Saúde) não realiza o procedimento cirúrgico para endometriose. “Fiquei pior quando o médico que fez a ressonância me disse que a doença estava se espalhando pelos órgãos e que era muito grave, e que aqui em Boa Vista não existe especialista para operar, o que é feito por videolaparoscopia”, comentou Sandra.

Como Boa Vista não dispõe de um médico que realize a cirurgia, a estudante foi à Manaus, onde tem profissional que faz a cirurgia. “Se Deus quiser, ano que vem farei esse procedimento. Até lá, estou com essa campanha para arrecadar recursos para fazer o procedimento cirúrgico, que custará 33 mil reais”, ressaltou.

Interessados em contribuir, podem depositar qualquer quantia em nome de Sandra Regina Demétrio Silva, na Conta Corrente: 53.565-6 e Agência: 5780-0 – Banco do Brasil.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here