Estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Roraima (Fecomércio-RR) aponta que R$ 12,5 milhões devem ser injetados na economia local com o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos trabalhadores do comércio.
As empresas têm até esta sexta-feira (30) para realizar o depósito na conta dos trabalhadores. A segunda parcela deverá ser paga até o dia 20 de dezembro. As datas de pagamento são diferentes para aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos.
Conforme o assessor econômico da Fecomércio, Fábio Martinez, para chegar a este valor, o cálculo foi feito com base na massa salarial anual informada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Dicas do economista
Com a primeira parcela do 13º na conta dos trabalhadores nesta sexta-feira, o economista Fábio Martinez deu três dicas importantes sobre o que fazer com o dinheiro:
- Pagar dívidas: quite as contas que você tenha;
- Poupar: se possível, faça uma reserva deste valor para gastos extras no início do ano como matrícula, material escolar e impostos, por exemplo;
- Compras: para quem já tem reserva e está com as contas em dia, gaste no comércio, pois é importante essa injeção de dinheiro no comércio local.