O Ministério da Saúde divulgou que até esta terça (27), 97% das vagas ofertadas para o programa Mais Médicos já haviam sido preenchidas. O edital aberto no dia 20 deste mês ofertou 8.517 vagas em todo o país. Mas em Roraima, três municípios não tiveram preenchimento de vaga alguma, até o momento, informou a coordenação do programa no estado.
“Neste primeiro edital não houve pretendentes para os municípios de Uiramutã, São João da Baliza e Caroebe. E tivemos apenas um inscrito para atuar na área indígena Yanomami”, informou Ipojucan Carneiro, coordenador Estadual do Programa Mais Médicos.
Segundo o coordenador, todos os 66 médicos cubanos que atuavam em Roraima já se desligaram do programa. Para substituir esses médicos, o edital lançado no dia 20 ofertou 72 vagas para Roraima, sendo 43 para a capital e 12 municípios: Boa Vista (8), Amajari (4), Alto Alegre (5), Bonfim (3), Cantá (4), Caracaraí (4), Caroebe (2), Iracema (1), Normandia (1), Rorainópolis (6), São João da Baliza (1), São Luiz (2), Uiramutã (2).
Nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei), o edital ofertou 24 vagas, sendo 13 para o Dsei Leste, para atuação nos municípios de Alto Alegre (1), Amajari (1), Bonfim (1), Cantá (1), Normandia (3) e Uiramutã (6). No Dsei Yanomami, as vagas devem ser preenchidas nos municípios de Alto Alegre (6), Amajari (4), Mucajaí (1).
As outras cinco vagas que completam o total de 72 destinadas a Roraima são para o Dsei Yanomami, mas, conforme o edital, a atuação dos médicos será nos municípios de Barcelos, Santa Izabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, os três localizados no estado do Amazonas.
“A nossa esperança é que as vagas para esses municípios sejam preenchidas no próximo edital. Vamos aguardar até o dia 14 de dezembro para ver como fica a situação de Roraima”, disse Carneiro.
Os candidatos têm até 14 de dezembro para se apresentarem no município escolhido e entregar todos os documentos exigidos no edital. O salário é de R$ 11.800.
As inscrições para o Mais Médicos seguem até o dia 7 de dezembro no site maismedicos.gov.br para médicos brasileiros com CRM ou com diploma revalidado. No entanto, a página apresentou instabilidade na tarde desta terça-feira.