Em entrevista coletiva concedida na manhã desta terça-feira (27), o governador eleito Antonio Denarium (PSL) anunciou mais cinco nomes para compor secretarias e órgãos do primeiro escalão do Governo do Estado.
As indicações são para a Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf), Companhia de Águas e Esgotos (Caer), Instituto de Previdência do Estado de Roraima (Iper) e Junta Comercial do Estado de Roraima (Jucerr).
A Secretaria de Planejamento terá como titular o atual ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima. À frente da Secretaria de Infraestrutura estará o engenheiro civil Edilson Damião Lima.
O empresário José Haroldo Campos assumirá a presidência do Iper a partir do dia 1º de janeiro. A Caer será comandada pelo jornalista James Serrador e a Junta Comercial será presidida pela empresária Mariana Ferreira Poltronieri, que já ocupou o mesmo cargo no governo Suely Campos.
A indicação dos nomes, segundo Denarium, seguiu critérios técnicos. Mas o governador eleito também pontuou a conduta moral como um dos fatores da escolha.
“Todos os nomes atendem critérios técnicos, são pessoas com formação nos setores que vão trabalhar. São pessoas isentas de qualquer tipo de vício e de corrupção. Precisamos de secretários honestos que venham a trabalhar para melhorar a qualidade de vida da população”, disse.
Denarium informou que até o dia 5 de dezembro conclui a indicação de todos os secretários.
O jornalista James Serrador, que vai presidir a Caer, destacou como prioridade a redução das perdas da companhia e a busca por soluções para que as constantes quedas de energia não prejudiquem o abastecimento.
“A Caer tem um alto índice de perdas que comprometem a receita, pois aumenta o custo. Vamos elaborar um plano agressivo de redução dessas perdas para conseguirmos ter uma companhia mais eficaz. Também precisamos garantir que os centros de reserva e distribuição de água continuem funcionando durante a falta de energia. Esses picos de energia comprometem o abastecimento à população e o sistema da companhia”, ressaltou.
Outros nomes
Com os cinco nomes anunciados hoje pelo governador eleito Antonio Denarium, já são 14 as secretarias com titulares definidos. Ailton Wanderley (Secretário de Saúde) Leila Perussolo (Secretária de Educação), Marcio Amorin (Secretário de Segurança Pública), Coronel Elias Santana (Comandante Geral da PM), Jean Hermógenes (Comandante do Corpo de Bombeiros), Elson Paiva (Secretário-Chefe da Casa Militar), Disney Mesquita (Secretário-Chefe da Casa Civil), Marcos Marques (Secretário de Comunicação) e Igo Gomes Brasil (Presidente do Detran) foram confirmados em anúncios anteriores.