Há lojista otimista com o aquecimento das vendas para o mês de dezembro. Foto: Roraima 1

Dezembro é um dos meses do ano em que são registradas boas vendas no comércio roraimense, tanto que lojistas fazem contratação temporária de trabalhadores, para atender de forma satisfatória as demandas para o final de ano. Enquanto a CDL-BV (Câmara de Dirigentes Lojistas de Boa Vista) recomenda cautela no que se refere a abertura de novos postos de trabalho, por conta do atual momento de crise que passa o Estado, há lojistas otimistas com o aquecimento das vendas e já estão fazendo o processo de seleção de profissionais para trabalharem nesse período.

Com relação a crise que afeta o Estado e consequentemente o comércio, o diretor de relações institucionais da CDL-BV, Fabiano de Cristo, afirmou que Roraima vem atravessando um momento muito delicado, principalmente com relação ao atraso no pagamento de alguns servidores públicos. “Isso tem um impacto direto no varejo de consumo. E como consequência, alguns segmentos do comércio são afetados. E o resultado é a baixa confiança do empresário em fazer contratação temporária. Embora elas devem acontecer, porém, acredito que não como em anos anteriores”, ressaltou.

Segundo ele, a atual conjuntura requer certa cautela por parte do empresário na hora de montar sua estratégia de vendas para o final do ano. “Mais a nossa percepção, junto aos nossos associados, é que os resultados dessas duas variáveis [vendas e contratação temporária] podem não ser satisfatórias como em anos anteriores”, reconheceu Cristo. Disse ainda que o período de contratação temporária em Roraima depende da necessidade de cada empresa, mas geralmente ocorre a partir da segunda quinzena de novembro a segunda quinzena de dezembro.

Embora a CDL-BV não tenha uma previsão de quantos trabalhadores serão contratados de forma temporária agora em 2018, o diretor de relações institucionais informou que ainda é muito cedo para se fazer essa avaliação. “O que podemos adiantar é que o número de trabalhadores temporários será inferior”, afirmou.

Lojista – A gerente de uma das quatro lojas do ramo de confecções e calçados, Bel Mesquita, disse que está bastante otimista com o aquecimento das vendas para o mês de dezembro, tanto que deram início ao recebimento de currículos que já estão sendo analisados. “Sempre fizemos contratação temporária, e nunca tivemos queda nas vendas, pelo contrário só melhoram”, comentou.

A loja que ela gerencia fica no bairro Buritis e em 2017 o empreendimento tinha quatro funcionários fixos e em dezembro contratou seis trabalhadores temporários. “Agora em 2018 temos seis fixos e iremos contratar cinco temporários”, afirmou, lembrando que os selecionados iniciarão a trabalhar em primeiro de dezembro, recebendo salário mínimo mais comissão.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here