Arte: ASCO

A prevenção é a principal arma no combate ao câncer de próstata, segunda maior causa de óbitos entre os homens depois do câncer de pele não melanoma.  No entanto, a doença ainda é tabu entre o sexo masculino e deve atingir mais de 68 mil brasileiros até o fim de 2018, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Em Roraima, 21 homens morreram em decorrência da doença somente este ano. No ano passado foram registradas 38 mortes.

Dados do Laboratório de Anatomia e Patologia de Roraima (Laper) mostram 13 novos casos de câncer de próstata registrados até setembro deste ano. Os números preocupam as autoridades de saúde, pois não revelam a real situação da doença no estado.

“Esse número pode ser bem maior, porque os homens não têm o hábito de procurar os serviços de saúde e são resistentes a fazer o exame do toque retal. Quando descobrem a doença, muitos se recusam a fazer o tratamento”, alertou José Rodrigues de Souza, gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde do Homem (NAPSH), da Secretaria Estadual de Saúde.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda o exame do toque retal a partir dos 45 anos para homens negros e quando há histórico familiar. Quando não há casos da doença na família, a orientação é que o exame seja realizado a partir dos 50 anos. Mas, segundo Souza, isso não impede que o exame seja realizado antes dessa faixa etária. “O diagnóstico precoce do câncer de próstata aumenta em 90% as chances de cura”, comentou.

Novembro Azul – A campanha Novembro Azul busca sensibilizar os homens sobre a importância dos cuidados com a saúde e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, e assim, diminuir os casos e as mortes provocadas pela doença.  Como parte da campanha, a Secretaria Estadual de Saúde programou para o próximo dia 30 uma ação com foco na saúde do homem. Nessa data, a Policlínica Cosme e Silva, na zona oeste de Boa Vista, irá ofertar diversos serviços de saúde para o público masculino, inclusive atendimento com médico urologista.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here