Gustavo Caboco, Márcia Kambeba, Davi Kopenawa, Geni Núnez e José Luís Jobim são algumas das presenças confirmadas no V COIMI. Fotos: divulgação/UFRR.

Voltado para professores, pesquisadores, estudantes, indigenistas, organizações indígenas e interessados na temática, a quinta edição do Congresso Internacional Mundos Indígenas, América (V COIMI, Abya Yala) terá como um de seus destaques a participação de convidados indígenas e não-indígenas que abordarão temáticas diversificadas no evento. O congresso, que ocorre na Universidade Federal de Roraima (UFRR) entre os dias 20 e 23 de agosto de 2024, contará com uma programação composta por simpósios temáticos, comunicações orais e pôsteres, lançamentos de livros, eventos culturais, minicursos, mesas-redondas e conferências.

Entre os convidados que farão parte da programação estão a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joênia Wapichana, as lideranças indígenas Davi Kopenawa Yanomami e Junior Hekurari Yanomami, além da ativista guarani Geni Núñez, que também é co-assistente da Comissão Guarani Yvyrupa e membro da comissão de direitos humanos do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

O objetivo do COIMI é ampliar diálogos e integrar as universidades brasileiras do Norte do Brasil que apresentam trabalhos sobre as questões indígenas. Dentro desse aspecto, a edição de 2024 busca construir caminhos para pensar assuntos sobre a educação, cultura e as artes verbais indígenas, além da ancestralidade e perspectivas para o bem-viver desses povos. “A ideia do COIMI é agregar pesquisadores indígenas e não indígenas em torno das pautas que são importantes, como saúde, meio ambiente, culturas e outros. É um evento interdisciplinar e a lista dos simpósios mostram uma riqueza grande sobre os debates que serão realizados”, destaca uma das organizadoras do congresso e professora da UFRR, Verônica Prudente.

Ainda conforme a organização do evento, a expectativa é que o evento tenha um total 24 convidados, sendo que 15 já estão confirmados. Desta forma, para debater as questões como as artes e cultura estão confirmados poetas, artistas, críticos literários e escritores indígenas, como: Márcia Kambeba, que é poeta e geógrafa pertencente a etnia Omágua/Kambeba; a indígena Potiguara (RN) escritora, poeta e crítica literária, Graça Graúna; a escritora e editora brasileira de origem Macuxi, Sony Ferseck; a escritora, ilustradora e contadora de histórias pertencente ao povo Potiguara Sagi Jacu em Baía Formosa (RN), Eva Potiguara; a escritora, pesquisadora e curadora de literatura indígena pertencente ao povo Macuxi, Trudruá Dorrico; além do artista visual Wapichana, Gustavo Caboco.

Outros convidados

Também estão confirmados no COIMI a professora da Université de Rennes 2 e crítica literária, Rita Olivieri-Godet; a professora doutora da University of Manchester, Lucia Sá; a professora do curso de ciências sociais da UFRR, Francilene Rodrigues; o professor da UFF e crítico literário, José Luís Jobim; a professora da Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3, Brigitte Thiérion; os antropólogos Alfredo Wagner, professor da UEA e professor colaborador da UFA, e João Pacheco de Oliveira Filho, professor titular do museu nacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Irão compor também a programação do evento, o doutor em Antropologia Social e coordenador do Distrito Sanitário Yanomami, Marcos Pellegrini e a coordenadora geral de educação escolar indígena (CGEEI) do Ministério da Educação, Rosilene Tuxá.

Para uma das organizadoras do evento, a escritora Sony Ferseck, a busca do COIMI é por convidados que formem uma diversidade importante para os debates que o evento irá propor. “Os convidados são de diferentes povos indígenas no Brasil e foram escolhidos pelas trajetórias acadêmico-artísticas que vêm trilhando de maneira significativa em várias áreas do conhecimento e das artes. Assim como os não-indígenas também, que são aliados valiosos da causa indígena e vêm juntando suas vozes às vozes indígenas em reivindicação por uma sociedade menos díspar”, revela.

Submissão de trabalhos em simpósios temáticos

Estão abertas até o dia 20 de abril o período de inscrições para os interessados em apresentar trabalhos nos simpósios temáticos do COIMI. Conforme informações da organização do evento, esta edição terá à disposição 57 simpósios temáticos e 29 minicursos envolvidos com a temática indígena.

Os simpósios temáticos serão voltados para apresentações orais das pesquisas de mestrandos e doutorandos e também de pesquisadores mestres e doutores de diferentes áreas do conhecimento, mas que trabalham com a temática do evento. Além disso, vinculado aos STs, o COIMI contará com apresentação de pôsteres para graduados, graduandos e resultados de projetos extensionistas e de ações institucionais.

Os interessados em inscrever algum trabalho deverão acessar o formulário de inscrição disponível na página do evento. Segundo a organização do congresso, no ato da inscrição será necessário indicar o simpósio temático no qual o interessado irá apresentar o trabalho e indicar a modalidade em que estará o trabalho. As modalidades disponíveis são Comunicação Oral ou Pôster/graduação. Para participar da edição de modo geral, o período de inscrição segue até o dia 19 de agosto de 2024 .

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here