Em greve há mais de um mês, enfermeiros afirmam que passarão a virada de ano acampados em frente ao Palácio Senador Hélio Campos. Estima-se que 600 pessoas, entre profissionais e familiares, estarão em uma ‘festa improvisada’ pela categoria que acontece entre esta terça-feira (31) e quarta-feira (1º).
Após alguns encontros sem acordo com representantes do governo de Antônio Denarium (PSL), o Sindicato dos Profissionais de Enfermagem seguem acampados em frente ao Palácio há uma semana.
“O nosso acampamento na praça do Centro Cívico iniciou no dia 23. Fizemos nossa ‘cantada de natal’, e vamos virar o ano aqui no local porque estamos lutando por nossos direitos. Cerca de 600 pessoas estarão presentes hoje na festa que a categoria vai improvisar”, informou o presidente do sindicato, Melquisedek Menezes.
Os servidores buscam reajuste salarial, pagamento de progressão funcional, plano de cargos e carreira e remuneração (PCCR), e denunciam falta de condições de trabalho e falta de segurança nos hospitais. O sindicato estima que 100% dos servidores aderiram à greve, cerca de 3 mil profissionais.
Ainda de acordo com Menezes, a equipe jurídica do sindicato foi acionada para tentar resolver os descontos que a categoria sofreu nos salários neste período de greve.
“Estamos respeitando o que a lei determina, 30% dos nossos profissionais estão trabalhando para atender a população. Esses descontos nos nossos salários foram absurdos, vamos recorrer.”