A Polícia Civil de Roraima esclareceu a morte de um homem guianense, em junho deste ano, em Normandia, no interior de Roraima. Duas pessoas envolvidas no crime, um jovem de 20 anos e um adolescente que, na época do homicídio, tinha 13 anos de idade foram detidas. Eles foram acusados pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e corrupção de menores.
De acordo com a corporação, o corpo da vítima foi encontrado em avançado estado de decomposição, na antiga usina de arroz, ao lado do Parque de Exposições. A usina desativada era usada como moradia da vítima, que não tinha nenhuma identificação.
No dia 29 de julho, os policiais receberam uma denúncia anônima, informando que três pessoas estavam envolvidas na morte do guianense. Três dias após o recebimento da denúncia, foi encaminhado à Delegacia de Normandia o laudo cadavérico da vítima.
O documento comprovou que o homem foi morto com vários golpes de arma branca, inclusive atingindo seu coração, e que a morte havia sido registrada em torno de 48 a 72 horas antes do exame pericial.
O adolescente foi intimado a comparecer na Delegacia e, acompanhado da mãe, espontaneamente confessou a participação dele no crime, citou os nomes dos outros dois envolvidos e deu detalhes de como foi a participação de cada um deles no homicídio.
O jovem relatou aos policiais que ele, o jovem e o terceiro envolvido. foram até a usina onde estava o guianense para venderem maconha a ele. A vítima, que não falava bem o português, disse algo que não agradou um dos três acusados. Foi quando atacaram a vítima, com uma “gravata” no pescoço e o imobilizaram, para desferirem as facadas. Após matarem a vítima fugiram sem levar nada.
No dia 11 de agosto o adolescente compareceu espontaneamente na Delegacia de Normandia, acompanhado do pai. Conforme o Delegado, foi dado o efetivo cumprimento ao Mandado de Busca e Apreensão que havia em seu desfavor. Ele então foi encaminhado ao CSE (Centro Sócio Educativo).
Ainda segundo o Delegado, o segundo suspeito se apresentou espontaneamente no dia 15 de agosto à Autoridade Policial em Boa Vista, onde foi dado cumprimento à sua prisão. Ele estava acompanhado de três advogados e confessou sua participação no homicídio. Ele foi levado à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc).