Povos indígenas de aproximadamente 56 comunidades e de diferentes etnias, representados pela Sodiur (Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima) se reuniram nessa quinta-feira, dia 17, no Palácio Senador Hélio Campos, sede do Governo do Estado, com a comitiva interministerial que está em Roraima, para tratar do desenvolvimento econômico das terras indígenas por meio do setor produtivo.
O presidente da Sodiur, Altevir de Sousa, afirmou que hoje muitos indígenas dependem de políticas públicas de assistência social para se manterem, pois não possuem as condições necessárias para alavancar a produção agropecuária nas comunidades em que vivem.
“O que os nossos povos produzem é muito pouco e mal dá para a subsistência. É triste ver isso, pois poderíamos estar trabalhando e garantindo nosso sustento, pois estamos em áreas produtivas. Por isso procuramos o Governo do Estado e o Governo Federal para que possam nos auxiliar nesse sentido”, declarou.
O deputado federal eleito, Antonio Carlos Nicoletti, que intermediou o encontro da Sodiur com a comitiva interministerial, ressaltou que a inciativa demonstra que os povos indígenas não querem mais viver apenas do assistencialismo.
“Eles defendem autonomia dos povos indígenas e que o Estado possa auxiliá-los com assessoramento técnico e incentivos para que eles possam produzir nas terras deles. O índio hoje quer trabalhar e para isso precisam desse subsídio do Estado”, pontuou.
O deputado federal se comprometeu, quando em Brasília, apresentar as demandas à presidência da República e cobrar o andamento delas nos ministérios. “Vamos dar andamento a esses pedidos, tentar garantir as melhorias que eles almejam em infraestrutura de estradas e assistência técnica”, declarou.
SAÚDE – No mesmo encontro, representantes de outra entidade indígena, o CIR (Conselho Indígena de Roraima), solicitaram da comitiva interministerial, melhorias no serviço de atendimento básico de saúde prestado nos distritos.