Aluno registrou ônibus escolar em acostamento enquanto seguia para a escola de bicicleta. Foto: Reprodução

Crianças têm sido obrigadas a percorrer ao menos 3 km a pé ou de bicicleta para assistir aulas na sede do município de Bonfim, região Norte de Roraima. O motivo é a falta de transporte escolar diário, segundo pais de alunos.

Na segunda-feira (29), um aluno registrou o ônibus parado no acostamento da pista, no horário que deveria buscar as crianças. “Quando a gente precisa de ônibus, motorista, eles nos deixam na mão. O ônibus está ali, parado, não sei qual o defeito”, revelou.

A avó de um estudante, que não quis ter a identidade divulgada, disse que há apenas um ônibus escolar e que ele está em situação precária. “Meu netinho tem apenas 11 anos, ele foi a pé para o colégio, no sol. Quero ver quando chegar o inverno, como vai ficar”, contou, acrescentando que é comum as crianças caminharem até a escola.

Em março desse ano, o Roraima 1 noticiou mães de alunos empurrando um transporte escolar na comunidade do Jabuti, para as crianças chegarem à escola. Na época, a prefeitura informou que a empresa seria notificado devido à precaridade do serviço.

O que a prefeitura diz
Por meio de nota, a Secretaria de Educação e Desportos de Bonfim informou que foi surpreendida com a ausência do ônibus que faz o transporte escolar dos alunos das Escolas Maciel Ribeiro e Oscar Fernandes, na sede do município.

A empresa responsável pelo transporte foi notificada a prestar informações, uma vez que não comunicou à Prefeitura o que teria ocorrido. O dia não trabalhado é notificado e o valor da diária não é pago.

A Prefeitura de Bonfim esclarece que cabe à empresa vencedora da licitação oferecer serviço de qualidade, podendo ser multada e o contrato até rescindido, caso não cumpra o serviço em sua plenitude.

A Prefeitura de Bonfim informa ainda que diariamente o gestor da escola faz o controle do transporte executado e envia as informações à Secretaria de Educação, cumprindo o que estabelece o contrato de transporte escolar.

De acordo com a nota, a a ausência no transporte nesta linha não é rotineira e o serviço já foi normalizado.

“A Prefeitura reitera que vem executando o serviço com zelo e cumprindo as normas estabelecidas pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)”, diz o documento.

A Secretaria de Educação solicita que os munícipes que se sentem prejudicados com o serviço de transporte escolar que procurem a pasta para fazer reclamações e se informar que medidas estão sendo adotadas.

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