Por meio da Polícia Civil (PCRR), o Governo de Roraima assinou nesta segunda-feira, dia 08, com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão, acordo de cooperação técnica para utilização do Sistema da Delegacia Online, já em uso naquele Estado. O objetivo é garantir um atendimento diferenciado e célere ao cidadão e, com a assinatura do acordo, a Delegacia Online já poderá ser implantada em Roraima a partir do mês de maio.
O acordo de cooperação técnica foi assinado pelo secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Miler Portela e Silva, e o delegado-geral de Polícia de Roraima, Herbert de Amorim Cardoso. Uma equipe da PCRR encontra-se no Maranhão, onde permanecerá até o dia 11 deste mês, para fins de adequação do sistema cedido e capacitação dos profissionais envolvidos na operação do sistema a ser implantado em Roraima.
O delegado-geral Herbert de Amorim Cardoso destacou que, com o novo sistema, o cidadão poderá solicitar o registro do boletim de ocorrência (B.O.) diretamente no site da PCRR, cuja construção está em fase de conclusão.
“A utilização da Delegacia Online é uma ação do Governo do Estado que visa otimizar o tempo e modernizar o atendimento público, garantindo a informatização dos processos e procedimentos na busca pela excelência”, destacou o delegado-geral.
O diretor do Departamento Administrativo, delegado Jimmy Santana, encontra-se no Maranhão, juntamente com uma equipe do NTI (Núcleo da Tecnologia da Informação), participando de um treinamento sobre as especificidades do módulo do sistema a ser implantado em Roraima.
“Poderão ser registrados diversos tipos de ocorrência sem necessidade de deslocamento até uma unidade policial. Uma vez que haja a solicitação de registro de ocorrência no site, o referido documento será analisado por uma equipe técnica e, depois de validada, o comunicante receberá no seu e-mail indicado na solicitação o boletim de ocorrência”, detalhou Santana.
O delegado-geral destacou que a expectativa é que após a implantação do módulo da Delegacia Online em Roraima, o sistema possa estar disponível para uso da população 24 horas por dia. A previsão é de que comece a funcionar nos próximos meses.