Foto: Marley Lima/ SupCom ALE-RR

Diversão, interação e atividades recreativas marcaram o Dia das Crianças especial organizado pelo Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) nesta sexta-feira (11). O evento encerrou uma semana de atividades inclusivas, complementando as terapias já oferecidas pelo centro.

A deputada Angela Águida Portella (Progressistas), presidente do programa de Atendimento Comunitário da ALE-RR, ao qual o Teamarr é vinculado, destacou a importância da iniciativa para o público neurodivergente.

“Essa semana fizemos passeio no Mirandinha e uma série de atividades recreativas. Hoje, escutei de uma menina de 5 anos que todo mundo é ‘diferente’. É gratificante ver que ela compreendeu que somos únicos, cada um tem seu jeito, e é essa mistura que o Teamarr e suas atividades recreativas fazem”, explicou a parlamentar.

Foto: SupCom ALE-RR

Diversão e socialização

O evento ofereceu diversas opções de entretenimento, incluindo salas temáticas de cinema, relaxamento, beleza, fabricação de biscoitos, massinha de modelar, pintura facial, pista de dança e recreação aquática. As crianças, muitas fantasiadas ou com penteados estilizados, circulavam livremente pelos espaços.

Maria Sophia, de 9 anos, vestida de bailarina e com um penteado inusitado, contou como aproveitou o dia. “Eu adorei a preparação. Fiz cabelo com a minha boneca; no começo fiquei com pena dela, mas depois gostei do penteado. Adorei fazer aqui o spa e a pintura facial”, compartilhou a menina que recebeu o diagnóstico de TEA aos 7 anos.

Ingrid Ferreira, de 30 anos, mãe de Maria Sophia, notou melhorias significativas nas habilidades sociais da filha desde que começou a frequentar o Teamarr.  “Já faz um mês que ela está aqui e já consegue ficar com os coleguinhas e em lugares públicos, o que antes não conseguia. Aqui, eles têm um momento só com os colegas para conversar e brincar. Como mãe, estou vendo uma diferença muito grande”, comemorou.

A dona de casa Polyana Oliveira, de 24 anos, e o filho Pietro, de 5 anos, também participaram da comemoração. Há cinco meses, a criança frequenta as atividades de educação física e taekwondo do centro.

“Tudo aqui é muito bom, as pessoas são muito carinhosas com ele. Hoje, ele está bem melhor. Antes não aguentava ficar numa sala pequena, dançar ou ficar perto de pessoas, e agora faz tudo isso”, disse a mãe orgulhosa da evolução do filho.

TEAMARR

Atualmente, o Teamarr atende 500 crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O centro oferece terapias, realiza encaminhamentos e promove capacitação para familiares e profissionais da saúde.

O acompanhamento é personalizado de acordo com as necessidades individuais. As terapias disponíveis na instituição incluem atendimentos com nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogo, neuropsicólogo, educador físico e assistente social. Além disso, o centro oferece consultoria jurídica e terapias para adultos e pais.

“Temos cerca de 58 profissionais para atender essas 500 pessoas com apoio multiprofissional. Agora também oferecemos aulas de taekwondo em nossa sede e aulas de natação no distrito de Santa Cecília, no município do Cantá, em parceria com o projeto Movimente-se”, complementou Caroline Martins, servidora do centro.

Os interessados nos serviços gratuitos do programa podem procurar a sede do Teamarr, localizada na Avenida Santos Dumont, nº 1193, bairro São Francisco. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here