O trio roraimeira completa 40 anos em 2024. A grande festa de celebração da personalidade cultural de Roraima será no Festival Mormaço Cultural, promovido anualmente pela prefeitura de Boa Vista. A apresentação histórica será na Sala Roraimeira, do Teatro Municipal de Boa Vista, no último dia de evento: 8 de agosto.
Eliakin Rufino, Zeca Preto e Neuber Uchôa farão deste palco, o tablado para a festa de quatro décadas de música, autoconsciência cultural, artes visuais, bom gosto e poesia.
Reconhecidamente como os principais expoentes da Cultura roraimense, e relevância entre os maiores nomes culturais nortistas, os três amigos são responsáveis pela criação do Movimento Cultural Roraimeira, importante iniciativa que desdobrou-se em diversas manifestações artísticas, valorizando a cultura e a estética do estado de Roraima.
O repertório conta com músicas alegres e têm forte ligação com a cultura indígena, ressaltando o potencial e as belezas naturais de Roraima. Além disso, tem ainda a mistura da salsa, marabaixo, carimbó, merengue e toada, que temperam e dão vida à música produzida no extremo norte do país.
O primeiro show do grupo foi em 1984, no Teatro Amazonas, em Manaus. A partir daí, a iniciativa reuniu músicos, escritores, poetas, bailarinos e artistas visuais do Norte do país, passando por intensa tendência musical. O nome veio a partir da canção Roraimeira, escrita por Zeca Preto. Recentemente, a obra passou a ser reconhecida como Hino Cultural de Roraima.