Líder Yanomami, Davi Kopenawa. Foto: HAY/ divulgação.

O escritor, xamã e líder político yanomami Davi Kopenawa Yanomami chegou a Parintins na tarde desta quinta-feira (27). Ele será homenageado pelo Boi-Bumbá Caprichoso no Bumbódromo, durante o Festival Folclórico de Parintins, durante o ritual indígena ‘Mothokari’ – que tem uma toada da qual ele é personagem.

Esta será a segunda vez que ele participará do Festival de Parintins, já quem em 2019 ele participou, também pelo Boi Caprichoso, do ritual “Yanomami, a Cura da Terra”, que encerrou a primeira noite de apresentações naquele ano.

Em rápida entrevista ao Jornal A Crítica, de Manaus, o líder indígena disse que a existência do Festival de Parintins se tornou muito importante para a causa dos povos originários.

“É muito importante para nós, povos indígenas e povos da cidade também, a criação do boi [de Parintins]. Nos dá alegria essa luta pela terra, a defesa da nossa terra mãe. Precisamos lutar juntos para defendermos a grande alma da Amazonia, para não deixar acontecer nada de ruim. Temos de estar juntos na defesa da nossa luta e assim garantir [futuro] dos indígenas. É respeitar nossa floresta, nossa vida, nossa cultura”, disse Davi.

Referência no Boi Caprichoso, Kopenawa é figura central da alegoria de Motokhari, criada pelo artista de ponta Algles Ferreira e equipe. Há, inclusive, uma representação alegórica do rosto de Kopenawa, que aparece junto com a vespa – significado de Kopenawa – que deve trazer o pajé Erick Beltrão.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here