Palestra sobre fraudes virtuais. Foto: Jonathas Oliveira/ Semuc BV.

A internet é um importante instrumento para manter conexões. E assim como as demais faixas etárias, a terceira idade está ainda mais conectada e exposta aos riscos desse ambiente. Por isso, durante toda esta semana, no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), os integrantes do Projeto Cabelos de Prata vão receber orientações de como despistar golpistas virtuais.

Alusiva ao Mês do Contribuinte, a programação ocorre em parceria com Sicredi, instituição financeira cooperativa e segue até 24 de maio. Nesta terça-feira, 14, foi a vez dos 80 idosos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro São Francisco participarem das palestras.

Segundo a superintendente de Desenvolvimento Social, Sheyla Santana, as mídias sociais têm grande importância nas relações familiares e intensificam a busca por informações, notícias e conhecimentos diversos. Sendo assim, muitas pessoas mal-intencionadas se aproveitam disso.

“A terceira idade é um público vulnerável. Eles não têm muito conhecimento de segurança e estão ‘online’ para manter contato. Logo, acabam se tornando o principal alvo desses criminosos. Então, a ideia é que a gente alcance todos os 1.500 idosos do projeto com palestras sobre educação financeira, focando nas fraudes e golpes”, explicou. 

Um exemplo da necessidade de ações como essas é a dona Maria Tereza, que aos 76 anos, foi vítima de um golpe no aplicativo WhatsApp. “Uma pessoa utilizou a foto do meu filho e me pediu dinheiro emprestado, mas agora já estou esperta em relação a isso. Essa palestra com certeza vai ajudar muito. Nós precisávamos disso. Têm coisas que não sabia que aprendi hoje”, disse.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here