O Dia de Finados é celebrado no dia 2 de novembro. E por isso, a Prefeitura de Boa Vista já fez toda a preparação do Cemitério Nossa Senhora da Conceição para receber os visitantes. Executado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), o trabalho contempla as áreas de circulação e a capela.
Visando a comodidade de quem vai prestar homenagens aos familiares e amigos que já partiram, as equipes da SMSP começaram os trabalhos uma semana antes. Agentes de limpeza cuidaram da retirada do mato, areia e lixo. E nesta terça-feira, 31, a estrutura da capela, onde ocorrem as celebrações religiosas, passou pelos últimos ajustes.
Além disso, todo o sistema de iluminação também recebeu reparos. As ruas, antes identificadas por lotes, ganharam novas placas com nomes de fácil memorização. De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Thiago Amorim, apesar da manutenção ser feita com frequência, é comum intensificar os serviços nesse período.
“É um período de homenagens e de relembrar momentos com as pessoas queridas que se foram. Nós cuidamos de toda a estrutura do cemitério para que tudo esteja limpo e organizado. Estabelecemos um prazo e orientamos os familiares para que fizessem limpeza e reformas nos túmulos anteriormente, para que no dia dois tudo ocorra bem”, disse.
SERVIÇOS – Informações sobre localização de túmulos e jazigos devem ser solicitadas antes da data da visitação. No Dia de Finados, a administração do cemitério funcionará apenas para emitir autorização de sepultamento. A expectativa é receber 20 mil pessoas e os servidores estarão envolvidos na fiscalização e no controle de acesso ao local.
ACESSO – No feriado, o espaço estará aberto a partir das 5h e fechará os portões às 20h. A entrada de vendedores ambulantes e veículos particulares não será permitida. Apenas carros fúnebres terão livre acesso para realização dos sepultamentos, que ocorrem normalmente.
CELEBRAÇÕES – Este ano, as pessoas terão mais chances de participar das missas, pois a quantidade de celebrações foi ampliada. Pela manhã serão ministrados seis momentos de orações, entre às 5h e às 10h. Quem não puder ir nesse período ainda terá os horários das 17h e 18h.
A Prefeitura deveria tomar providências e melhorar a iluminação do único Cemitério municipal que é precária, sem contar o problema da falta de água que enfrentamos todos os anos quando vamos fazer a manutenção das capelas. Está na hora do Prefeito resolver essa situação que se arrasta por anos.