Foto: Secom Roraima

A família da paciente Rosineia da Silva Oliveira, buscou a reportagem para denunciar falta de atendimento e estrutura na maternidade de lona, operada pelo Governo de Roraima. A gestante está na fila para a realização de uma cesárea desde a última terça-feira (15), e sem previsão de atendimento.

“Aqui está um caos, as pacientes estão dormindo em poltronas, que inclusive, em sua maioria, estão quebradas. Pessoas que deram entrada na segunda (14) ainda não foram atendidas, inclusive minha irmã entrou na terça-feira (15) e até agora não foi atendida, está na lista para fazer cesariana mas a fila não está andando. Entrei em contato com a direção da maternidade mas a mesma falou que tem pouco médico para muitas pacientes, após meu cunhado foi até a Sesau mas também não adiantou muita coisa”, disse Géssica Oliveira, irmã de Rosineia.

A irmã da paciente ainda disse que o local onde a gestante está aguardando pela cirurgia é uma enfermaria com cadeiras quebradas. Ela enviou a foto de uma poltrona de onde supostamente outra gestante teria caído, nesta quinta-feira (17).

Poltrona de onde uma gestante teria caído nesta quinta-feira (18). Foto cedida.

“Tem bebês morrendo por falta de atendimento adequado e isso é desumano com a população que paga imposto para termos saúde e educação com qualidade, mas não vemos isso. Nós só queremos atendimento com qualidade e se tem poucos médicos que contratem mais”, cobrou.

Sesau 

A Secretaria de Saúde informa que a paciente Rosineia da Silva Oliveira segue sendo acompanhada pela equipe multiprofissional do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, com quadro clínico estável, sem contrações e critério para procedimento eletivo no momento.

De acordo com a Direção Geral da Unidade, os protocolos que estão sendo adotados na paciente seguem as orientações preconizadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde), com avaliação frequente do quadro de saúde da mãe e do feto.

Vale ressaltar ainda que a Maternidade é uma unidade de urgência e emergência, sempre priorizando o atendimento de casos mais graves. A atual gestão também tem se empenhado para atender à crescente demanda do Estado da melhor maneira possível.

Sobre as reclamações relacionadas à disponibilidade de poltronas, a Sesau esclarece que foram adquiridas novas poltronas e a substituição deve ocorrer nos próximos dias.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here