Foto: Divulgação/Flamengo

Com Arrascaeta decisivo, o Flamengo venceu o Atlético-MG de virada por 2 a 1, neste sábado (29), no Independência, pela 17ª rodada do Brasileirão.

Paulinho abriu o placar para o Galo, mas Arrascaeta fez um golaço de falta e deu assistência para Wesley virar no fim. O uruguaio começou no banco e só entrou no jogo no segundo tempo.

Com a vitória de virada, o Flamengo foi a 31 pontos, assumiu a vice-liderança do Brasileirão e chegou a 10 jogos invicto. Já o Atlético-MG chegou a nove jogos de jejum, sendo oito com Felipão, e estacionou na 13ª posição com 21 pontos.

É o pior início de trabalho da carreira de Felipão: ele nunca havia ficado os oito primeiros jogos sem vencer no cargo. No Atlético-MG, são quatro empates e quatro derrotas. O Galo não vence no Brasileirão desde o clássico contra o Cruzeiro, no dia 3 de junho.

Os jogadores do Flamengo reclamaram muito do primeiro gol do Atlético-MG. Bruno Henrique levou um pisão, mas a arbitragem mandou seguir. Paulinho aproveitou o contra-ataque e abriu o placar. O lance, cuja revisão não foi recomendada pelo VAR, logo se tornou um dos mais comentados no Twitter.

Luiz Felipe Scolari fez duas apostas táticas no Galo. Deixou Mariano no banco, começando com Saravia na lateral-direita, e inverteu Pavón com Paulinho, que atuou nas costas de Filipe Luís. Deu certo: Paulinho marcou após enfiada de bola de Saravia. O lance se repetiu outras vezes, sobrecarregando o veterano lateral do Flamengo.

A história do jogo do Flamengo pode ser contada em antes e depois da entrada de Arrascaeta. Ele substituiu Everton Ribeiro no segundo tempo, fez um golaço de falta e deu bela assistência para o gol de Wesley. Decisivo.

O primeiro tempo foi de muita disputa e intensidade no Horto. O Fla assustou primeiro com Gabigol, mas foi o Galo que quase abriu o placar com Hulk, que acertou a trave. Com Arrascaeta no banco, Gerson jogou mais avançado e comandou as ações no Flamengo, enquanto o Atlético-MG apostou nas jogadas de velocidade para cima de Filipe Luís com a dupla Hulk-Saravia. E foi assim que fez 1 a 0, com Saravia servindo Paulinho nas costas do veterano. Os cariocas tiveram mais a bola, mas os mineiros foram mais perigosos e incisivos.

O Galo seguiu melhor na etapa final, mas Arrascaeta entrou e mudou o jogo. Antes disso, Matheus Cunha salvou o Flamengo duas vezes, e Pablo quase fez gol contra após cruzamento da esquerda. Já com Arrascaeta no lugar de Everton Ribeiro, o Flamengo perdeu a chance do empate com Bruno Henrique, que parou em Everson. E foi justamente o camisa 14 que deixou tudo igual, com um chutaço em cobrança de falta da meia-lua. Poucos minutos depois, o uruguaio deixou Wesley na cara do gol para o lateral fazer o 2 a 1.

Allan tomou uma caneta de Saravia nos minutos iniciais e a torcida do Galo não perdoou o volante, que trocou o Atlético-MG pelo Flamengo nesta janela de transferências. A cena se repetiu ainda no primeiro tempo, para delírio dos torcedores no Horto.

Gabigol desperdiça. O atacante ficou cara a cara com Everson, aos 14 minutos, após passe de calcanhar de Gerson, mas se enrolou com a bola e chutou fraco.

Hulk acerta a trave. O Galo respondeu no minuto seguinte pelo alto. Hulk cobrou falta cruzada, a bola passou por todo mundo e bateu na trave de Matheus Cunha. No rebote, Jemerson cabeceou para fora.

Paulinho abre o placar. O Atlético-MG fez 1 a 0 aos 32 minutos, em rápido contra-ataque pelo lado direito. Saravia aproveitou o espaço nas costas de Filipe Luís e serviu Paulinho, que entrou em velocidade e bateu cruzado, à meia-altura, na bochecha da rede.

Jogadores do Fla reclamam. Na origem do gol, Bruno Henrique sofreu um pisão no pé do próprio Paulinho. Nem o juiz deu falta, nem o VAR recomendou a revisão do lance. Os jogadores do Flamengo protestaram muito com o árbitro Flávio Rodrigues de Souza.

Matheus Cunha salva. Zaracho quase ampliou para o Galo aos 13 minutos da etapa final, com uma chapada colocada do bico da grande área. Matheus Cunha, porém, voou para salvar o Flamengo de mão trocada.

Bruno Henrique para em Everson. O Flamengo teve grande chance de empatar, mas Bruno Henrique perdeu cara a cara com Everson. Ele recebeu de Victor Hugo e tentou deslocar o goleiro do Atlético, que salvou com o pé.

Arrascaeta deixa tudo igual. O meia uruguaio fez 1 a 1 aos 34 minutos do segundo tempo, em cobrança de falta da meia-lua. Ele soltou a bomba no canto do goleiro e estufou a rede. Golaço!

Wesley vira no fim. Com lindo passe de Arrascaeta, Wesley fez o gol da vitória de virada do Flamengo, aos 39 minutos. Ele infiltrou em velocidade e fez de cavadinha sobre Everson.

Ficha Técnica

Atlético-MG 1 x 2 Flamengo

Competição: Brasileirão (17ª rodada).

Local: Independência, Belo Horizonte (MG).

Data e hora: 29 de julho (sábado ), às 21h (de Brasília).

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP).

Assistentes: Nailton Júnior de Souza Oliveira (CE) e Evandro de Melo Lima (SP).
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP).
Cartões amarelos: Filipe Luís, Léo Pereira (Flamengo); Saravia, Everson, Pavón (Atlético-MG).

Gols: Paulinho, aos 32 minutos do primeiro tempo; Arrascaeta, aos 34 minutos, e Wesley, aos 39 minutos do segundo tempo.

Atlético-MG: Everson; Saravia (Mariano), Igor Rabello, Jemerson e Guilherme Arana; Battaglia (Alan Franco), Zaracho, Otávio (Allan Kardec); Pavón (Alisson), Paulinho e Hulk. Técnico: Felipão.

Flamengo: Matheus Cunha; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira (Pablo) e Filipe Luís (Thiago Maia); Allan, Victor Hugo (Luiz Araújo), Gerson, Everton Ribeiro (Arrascaeta); Bruno Henrique (Cebolinha) e Gabigol. Técnico: Jorge Sampaoli.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here