Foto: Yan Costa/Semuc BV

Você sabia que a Guarda Civil Municipal de Boa Vista é uma das mais bem equipadas e preparadas do país? Nesta última quarta-feira, 8, a instituição completou 33 anos de atuação e como forma de reconhecer e valorizar o trabalho prestado a sociedade, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) promoveu uma cerimônia de comemoração, marcada pela promoção de 150 profissionais.

Foram promovidos 30 Inspetores de Área para Inspetor Geral, 70 Inspetores para Inspetor de Área, 45 Subinspetores para Inspetor e 5 GMCs 2ª Classe para 1ª Classe. Esses profissionais conquistaram o direito de trocar as insígnias para uma nova patente devido ao bom comportamento no exercício da função. As promoções acontecem a cada três anos e estão previstas em lei.

É um momento de muita emoção e representa a valorização dos nossos profissionais da Guarda Civil Municipal, que com muita dedicação atuam no reforço da segurança da nossa cidade. Nos últimos dois anos fizemos diversos investimentos importantes e muitos ainda estão por vir, como o concurso em andamento que ampliará o efetivo, novas viaturas e muito mais, resultando em mais segurança para o cidadão boa-vistense”, disse o prefeito Arthur Henrique.

ORGULHO EM PROTEGER – Daniel de Jesus atua na GCM há 18 anos e foi promovido de Subinspetor para Inspetor. Para ele, que na cerimônia contou com a presença da esposa e da filha, fazer parte da corporação é motivo de muito orgulho. “É mais uma conquista na minha profissão e espero contribuir, cada vez mais, com a segurança dos nossos munícipes”, falou.

Já a GCM Allynne Coelho, que há 13 anos integra a corporação, foi acompanhada da filha, a pequena Laura, que estava toda a caráter. A profissional, que também foi promovida de Subinspetora para Inspetora, destacou a importância da representatividade feminina no segmento.

Essa promoção representa valorização profissional e tenho muito orgulho em pertencer a melhor Guarda Municipal do Brasil. Estar aqui como mulher é um avanço. Cada vez mais, nós mulheres, temos alcançado lugares que geralmente eram ocupados somente por homens e isso é uma grande vitória. Com um passo de cada vez vamos conquistando o nosso merecido espaço”, explicou.

A GCM Karina Tavares, promovida de Inspetora para Inspetora de Área completará 18 anos de serviços prestados a corporação. Ela também destacou a importância dessa representatividade. “É uma emoção única representar e inspirar outras mulheres, mostrando que sim a gente pode chegar onde quisermos, só depende de nós mesmas”, afirmou.

SOBRE A GUARDA – Além de atuar na defesa e proteção do patrimônio público, o efetivo também atua fortemente na segurança pública, atendendo em média 3 mil e 500 e 4 mil ocorrências por ano. Dentre as principais registradas, estão: entorpecentes; agressão; furtos; porte de arma branca e ameaça.

Desde 2017, o efetivo passou a atuar com uso de armas de fogo, por meio de um convênio com a Polícia Federal, mediante cursos de capacitação, treinamento e qualificação anual.

INVESTIMENTOS – Nos últimos dois anos, a GCM recebeu diversos investimentos importantes, dentre eles:

> Auxílio Fardamento, que passou de R$ 800 para R$ 2.400;

> Maior efetivo, composto atualmente por 340 profissionais, com previsão de aumento com a oferta de novas 150 vagas por meio de concurso em andamento;

> Posse de novos 35 GCMs classificados no último concurso de 2019;

> Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), Lei Municipal n° 1012/2007 passou por alterações, favorecendo a categoria;

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here