Foto: Lohana Chaves/Funai

A presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, recebeu na manhã desta terça-feira (24), na sede do órgão, em Brasília, um grupo de cerca de 20 indígenas do povo Pankararu, de Pernambuco. Na ocasião, as lideranças apresentaram as principais demandas do estado, como o reforço na atuação da Funai na região.

Joenia recebeu as reivindicações, que serão repassadas às áreas competentes para os encaminhamentos devidos. A futura presidente também explicou que o órgão enfrenta uma série de dificuldades estruturais, orçamentárias e de força de trabalho, sendo necessário um esforço conjunto para que o cenário seja revertido. “A Funai está sucateada. Teremos de trabalhar juntos nessa reconstrução, com apoio das organizações indígenas, para podermos avançar efetivamente”, assinalou.

As lideranças destacaram a importância de contar com uma representante indígena na Presidência da Funai. Eles também se colocaram à disposição para colaborar com a elaboração de políticas públicas voltadas aos indígenas, reivindicando um olhar especial para os povos de Pernambuco.

Estiveram presentes na reunião a presidente interina da Funai, Maria Janete Albuquerque de Carvalho, e a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Lucia Alberta Andrade de Oliveira, indígena do povo Baré com larga experiência na área, nomeada para o posto nesta terça (24).

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here