Após o pontapé inicial que aconteceu no domingo (20) entre Catar e Equador, o segundo dia de Copa do Mundo terá três jogos: um pelo Grupo A e dois pelo Grupo B da competição. A segunda-feira (21) abre com Inglaterra e Irã, às 9h. Às 12h, será a vez de Senegal e Holanda estrearem e o dia fecha com Estados Unidos e País de Gales, às 15h.
Inglaterra x Irã
Esta será a primeira vez que as duas equipes se enfrentam em competições internacionais. A bola rola a partir das 9h (horário de Manaus). As duas equipes estão no Grupo B.
Maguire, defensor da seleção inglesa (Reprodução/ Twitter)
A Inglaterra terá de corresponder a muitas expectativas no jogo de estreia na Copa do Mundo contra o Irã, depois de chegar às semifinais do Mundial passado e à final da Euro realizada no ano passado. Contudo, o país vem preocupando o seu torcedor ultimamente, sem ter conseguido vencer nenhuma das suas últimas seis partidas.
Os ingleses garantiram presença no Catar invictos e com 39 gols marcados, mais do que em qualquer campanha anterior nas eliminatórias do Mundial.
Do lado inglês, o lateral-direito Kyle Walker e o meia Kalvin Phillips se recuperaram de contusões recentemente e são dúvida, enquanto o atacante iraniano Sardar Azmoun não joga desde que machucou a panturrilha, em outubro.
O Irã é a seleção asiática melhor posicionada no Ranking Mundial da FIFA (Reprodução/ Internet)
Já o Irã é a seleção asiática melhor posicionada no Ranking Mundial da FIFA e será novamente treinada pelo vitorioso treinador português Carlos Queiroz. A equipe é extremamente competitiva, especialmente na defesa, e tem como objetivo passar da fase de grupos pela primeira vez na história.
Provável escalação
Senegal x Holanda
Pelo Grupo A, Senegal e Holanda se enfrentam às 12h, no Estádio Al Thumama, em Doha.
Senegal durante treino de preparação para a Copa do Mundo (Reprodução/ Twitter Senegal)
Após sofrer um duro golpe com o corte de Saio Mané, que não se recuperou de uma contusão na fíbula da perna direita, o time senegalês tenta se recompor e fazer um bom Mundial. Mesmo com a baixa de seu principal astro, os comandados de Aliou Cisse segue com uma equipe forte.
Já a Holanda volta a uma Copa do Mundo após ficar de fora na edição de 2018. Sem o brihlo individual de outros tempos, a aposta de Van Gaal é no coletivo.
A Holanda está de volta após ficar de fora da edição de 2018 (Reprodução/ Twitter Holanda)
Provável Escalação
Estados Unidos x País de Gales
Fechando o dia, Estados Unidos e Gales entram em campo às 15h. Os galeses tiveram uma espera consideravelmente mais longa que os americanos (seis décadas), mas ambas as equipes estarão motivadas e determinadas a dar às suas torcidas uma ansiada vitória em Mundiais.
Os dois elencos estão entre os mais jovens do Mundial, com média de 24 anos para os EUA e 25 para Gales.
Bale é a maior estrela da seleção de Gales (Reprodução/ Twitter)
As esperanças do País de Gales restam sobretudo com Gareth Bale, que no início do mês foi decisivo para que o Los Angeles FC erguesse a taça da Major League Soccer (MLS).
Já o meia Joel Allen, de Gales, é dúvida com uma lesão muscular contraída enquanto ainda jogava pelo Swansea City em 17 de setembro.
Seleção dos Estados Unidos durante treinamento (Reprodução/ Twitter)
Os Estados Unidos se definem pela juventude da base da sua equipe, progressivamente construída e moldada pelo técnico Gregg Berhalter. Ele assumiu a seleção no final de 2018 para forjar novos rumos para um elenco decepcionado por ficar de fora da última Copa, na Rússia.
Estados Unidos e País de Gales já se encontraram duas vezes, mas nunca em Mundiais. Os americanos levam ligeira vantagem, porém, com uma vitória e um empate.
A partida mais recente, no dia 12 de novembro de 2020, terminou sem gols. Já o triunfo estadunidense por 2 a 0 aconteceu no dia 26 de maio de 2003.
Provável Escalação