Identificar e conhecer obras de artistas e pesquisadores negros, pardos e indígenas de Roraima. Esse é o objetivo do mapeamento que será realizado pelo Sesc Roraima, em parceria com o Departamento Nacional do Sesc. Os artistas visuais interessados em participar, devem se inscrever e enviar o portfólio clicando aqui. A pesquisa faz parte do projeto “Dos Brasis: arte e pensamento negro”.
Além de pesquisar e fomentar as produções artísticas das regiões do país, bem como analisar as técnicas, histórias e ligações socioculturais de artistas visuais negros, pardos e indígenas, o projeto, tem como propósito, ampliar o debate sobre o pensamento negro nas artes visuais, e em espaços sociais, a partir da criação poética, crítica e educativa.
Durante o ano de 2022, uma equipe composta por curador e técnico de artes visuais do Sesc Nacional, e analista de cultura do Sesc em Roraima, realizarão visitas a artistas e ateliês, na capital e interior do estado, com intenção inicialmente, de mapear trabalhos artísticos que podem vir fazer parte de um catálogo virtual e físico, a ser lançado em breve pelo Sesc Roraima e da exposição nacional do projeto ‘Dos Brasis’, em 2023.
Segundo Rafael Pinto, analista de cultura do Sesc Roraima, o mapeamento é necessário para desenvolver a produção artística visual e cultural do estado. “Cremos que ao oferecermos um material pautado e centrada na diversidade cultural, se pode contribuir para o desenvolvimento do ser humano, visando uma melhor compreensão de si mesmo, das suas potencialidades, do contexto em que vive e de sua capacidade de realizar escolhas e colaborar com a coletividade”, explicou.
Os artistas visuais negros, pardos e indígenas de Roraima, interessados em fazer parte do mapeamento, devem submeter seu portfólio clicando aqui. Para mais informações ou dúvidas, podem ser consultado o telefone (95) 98403-4624 (coordenação de cultura) e e-mail cultura@sescrr.com.br.
O projeto
Lançado em fevereiro de 2022, o projeto Dos Brasis: arte e pensamento negro, parte do programa Arte Sesc, com curadoria do professor e Doutor em Artes Visuais Igor Simões e do curador e antropólogo Hélio Menezes. Por meio de sua atuação na área de Artes Visuais, o Departamento Nacional do Sesc e os Departamentos Regionais promovem este ano uma ampla reflexão em torno da identidade brasileira e as relações entre os diferentes grupos étnicos que constituem o país.