Foto: Giovani Oliveira/PMBV/Semuc

O Procon Boa Vista retomou nesta segunda-feira (14), o atendimento de forma 100% presencial e sem a necessidade do agendamento prévio. Com isso, o consumidor que desejar qualquer orientação ou serviços do órgão, poderá comparecer no período das 8h às 14h, sem intervalo para almoço.

De acordo com a secretária executiva de Defesa do Consumidor do Município, Sabrina Tricot, a retomada do atendimento 100% presencial só foi possível devido aos baixos índices de casos de covid-19 na capital e queda das internações em leitos clínicos e UTI. Ainda assim, os atendimentos presenciais seguirão as recomendações sanitárias.

“Os consumidores devem seguir protocolos de segurança e prevenção, como a recomendação do uso de máscaras em locais fechados, bem como o uso do álcool em gel disponível nos totens instalados nas salas de atendimento do Procon Boa Vista, como medidas de segurança”, disse.

Sabrina também esclareceu que, mesmo durante o período de pandemia, o Procon Boa Vista nunca mediu esforços para atender as reclamações dos consumidores de forma remota. Com o retorno das atividades presenciais, os atendimentos remotos também seguem pelos canais eletrônicos.

“Mesmo com a volta do atendimento presencial, o consumidor pode fazer suas reclamações no Portal Cidadão da Prefeitura, na aba ‘Direito do Consumidor’, sem precisar sair de casa. Nossos canais virtuais – Portal, e-mail, telefones e Instagram – estão à disposição dos consumidores, como forma de facilitar o atendimento e, também, visando a prevenção da saúde dos consumidores que se encontram nos grupos de risco ou possuem alguma necessidade especial que os impeçam de virem pessoalmente”, explicou.

Para formalizar a reclamação, durante o atendimento presencial, os consumidores devem apresentar alguns documentos importantes, como: documentos pessoais e aqueles que comprovam a relação de consumo, como notas fiscais, folhetos ou anúncios publicitários, contratos, rótulo ou embalagem dos produtos, boletos bancários, recibos, comprovantes de despesas médicas, ordem de serviço.

Já os consumidores que sejam representados por terceiros, devem apresentar o documento de procuração. Atualmente, o Procon Boa Vista utiliza a base cadastral de fornecedores do Pró-consumidor, sistema criado pelo Ministério da Justiça/Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON) para facilitar o atendimento e agilizar as demandas.

As reclamações, denúncias e pedidos de informações ou fiscalização podem ser realizadas virtualmente por meio dos endereços eletrônicos do Procon Municipal, como o E-mail: procon@boavista.rr.gov.br, pelo Portal Cidadão da Prefeitura de Boa Vista – aba DIREITO DO CONSUMIDOR https://cidadao.boavista.rr.gov.br, pelo Instagram @proconboavista ou, ainda, pelos telefones: (95) 98400-4997, 98400-5720, 98400-4441 e 98400-5770.

Presencialmente, as demandas serão atendidas na sede Procon Boa Vista, localizado no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto – Terminal do Caimbé – Avenida dos Imigrantes nº 1612, bairro Buritis – 1º andar.

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