Pascoal Duarte à direita com a faixa vermelha e branca, que representa 8° grau da modalidade (Foto: Arquivo Pessoal)

Roraima conta com um dos 20 mais graduados mestres de Jiu-Jitsu do mundo. Na noite desta sexta-feira (25), em Florianópolis, no estado de Santa Catarina, o mestre Pascoal Duarte escreveu mais um capítulo importante em sua trajetória na Arte Suave.

Ele recebeu a faixa vermelha e branca, que representa o 8° grau da modalidade,  o penúltimo grau que se pode alcançar na modalidade. A última graduação de Pascoal foi em 2013, quando ele recebeu a faixa vermelha e preta.

Com a conquista, Pascoal se consagra entre os 20 mais graduados do mundo e de quebra se mantém como o mais graduado de Roraima, sendo o grande representante e precursor no Estado. O mestre representa a equipe Gracie Barra e foi graduado pelo mestre Carlos Gracie Jr.

Faixas

As faixas mais comuns dentro das academias são a Branca, Azul, Roxa, Marrom e Preta. Outras graduações excedem a faixa preta, são elas: vermelha e preta, vermelha e branca e vermelha.

Conforme a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), para receber a faixa vermelha e branca, é avaliada a colaboração para o esporte, a evolução do atleta e tudo relacionado ao ao crescimento da arte suave, como fundação de entidades, formação de alunos, entre outros.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here