Foto: Carlos Vieira | A visitação está aberta ao público entre das 9 horas às 17h

Entre os dias 13 e 15 de agosto, estará aberta ao público no Palácio Senador Hélio Campos, a Mostra Especial Augusto Cardoso. Ao todo, serão exibidas 22 obras do artista plástico roraimense, que morreu em 22 de julho em decorrência de complicações da covid-19. 

A visitação está aberta ao público entre das 9 horas às 17h, em grupos de 10 pessoas, acompanhadas por um guia. As pinturas em exposição vão desde obras iniciais da carreira do artista, passando por vários estilos como surrealismo, figurativismo, regionalismo e abstracionismo. Além de desenhos em aquarela e tinta nanquim. 

A abertura da exposição ocorreu da tarde desta quarta-feira (12), com uma Avant Première para a imprensa. Logo mais a noite, às 20h, será feita uma cerimônia oficial de abertura para convidados, onde também ocorrerá o lançamento de um catálogo com todas as obras e a trajetória do artista roraimense. 

Salão Nobre do Palácio do Governo levará o nome do artista

Durante a cerimônia de abertura da exposição, o governador Antonio Denarium deverá anunciar a mudança do nome do Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos para Salão Nobre Augusto Cardoso. 

HISTÓRICO DO ARTISTA

Cardoso é reconhecido a nível internacional e tem uma obra exposta no Vaticano. Começou a carreira aos 14 anos e aprendeu a produzir por conta própria. Ao longo de sua trajetória, criou centenas de obras.

Já realizou 64 exposições com um acervo de aproximadamente 1,6 mil pinturas em acervos e museus no Brasil, Venezuela, Itália, Argentina, Holanda, Japão, França, Canadá, Áustria, e Estados Unidos.

Entre suas principais obras sacras, destacam-se: o “Tríptico de São Francisco”, na igreja de São Francisco; “Via Sacra” (15 peças) na Matriz de Nossa Senhora do Carmo; “São Francisco do Lavrado”, que compõe o acervo do Museu do Vaticano; e “Macunaima Criando Roraima”, pintada em 1995 e exposta no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos.

Cardoso morreu no dia 22 de julho de 2020, aos 63 anos, vítima da covid-19, em Boa Vista. Ele estava internado no Hospital Geral de Roraima (HGR), em tratamento contra a doença.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here