Imigrantes venezuelanos cruzam a pé a fronteira entre Venezuela e Brasil, próximo ao município de Pacaraima, em Roraima. Foto: Wherter Santana/AE

A Venezuela é o segundo país com maior número de deslocados e refugiados no mundo, depois da Síria. E a Colômbia é o segundo país que abriga a maior população de refugiados do mundo, segundo relatório da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) em seu relatório mais recente.

Mais de 68% dos refugiados e pessoas deslocadas em todo o mundo vêm de cinco países:

  • Síria – 6,7 milhões;
  • Venezuela – 4 milhões;
  • Afeganistão – 2,6 milhões;
  • Sudão do Sul – 2,2 milhões;
  • Mianmar – 1,1 milhão.

Segundo o ACNUR, em 2020 1% da humanidade estava desabrigada, cifra que representa o dobro de dez anos atrás, quando o total era inferior a 40 milhões.

A situação na Venezuela

De 2019 a 2020, a população de refugiados e deslocados venezuelanos aumentou 8%, segundo o ACNUR, chegando a 4,6 milhões apenas nos países americanos.

“As principais razões para este aumento foram o contínuo deslocamento de venezuelanos, especialmente para o Brasil, México e Peru, bem como estimativas modificadas de venezuelanos deslocados para o exterior do Peru”, diz o relatório.

A Colômbia é um dos países que mais sofreu com o êxodo venezuelano, pois, por ser um país fronteiriço, acolheu mais de 1,7 milhão de deslocados em suas fronteiras, ou 7% do total mundial de deslocados, segundo a ACNUR. No entanto, o número de imigrantes diminuiu na Colômbia.

“Pela primeira vez em cinco anos, o número de venezuelanos na Colômbia diminuiu, pois cerca de 124.600 retornaram ao seu país devido às dificuldades apresentadas pela pandemia e seu impacto econômico”, diz o relatório.

Os venezuelanos também foram os que mais apresentaram pedidos de asilo nos Estados Unidos (147.100), mais que o Afeganistão, Síria, Honduras, Guatemala e Colômbia.

Militar brasileiro observa venezuelanos que entram no país por Pacaraima, em Roraima. Foto: Nacho Doce – 19.ago.2018/ Reuters

Tendências globais de deslocamento

O deslocamento diminuiu devido à pandemia

Em 2020, um ano marcado pela pandemia, houve uma diminuição nas chegadas de refugiados e requerentes de asilo, de acordo com o relatório, que alerta que o impacto da pandemia de Covid-19 sobre os deslocados ainda não está claro.

‘Os dados da ACNUR mostram que as chegadas de novos refugiados e requerentes de asilo caíram drasticamente na maioria das regiões (cerca de 1,5 milhões a menos do que seria esperado em uma situação sem a influência da Covid-19) e refletem a situação de desamparo de muitas das pessoas que buscaram proteção internacional em 2020”, diz o relatório.

E devido à pandemia, a situação para os deslocados e refugiados era mais difícil: “Mais de 160 países fecharam suas fronteiras, 99 dos quais não abriram exceções para pessoas que queriam solicitar proteção”, diz o relatório.

Colômbia, o país com o maior número de pessoas deslocadas internamente na América

Enquanto milhões de pessoas cruzaram as fronteiras, muitas mais foram forçadas a se mudar dentro de seus países de origem.

“Impulsionado principalmente pelas crises na Etiópia, Sudão, países do Sahel, Moçambique, Iêmen, Afeganistão e Colômbia, o número de pessoas deslocadas internamente cresceu mais de 2,3 milhões.

E embora a Colômbia tenha um grande número de pessoas deslocadas internamente, também é um dos países que mais acolhe deslocados. O país é o segundo no mundo a receber o maior número de refugiados (1,7 milhões), depois da Turquia, que foi o país que acolheu o maior número de pessoas deslocadas, com 3,7 milhões.

Pessoas fazendo compras de Natal em San Victorino, bairro da capital colombiana, Bogotá. Foto: REUTERS/Luisa Gonzales

Crianças

A situação das crianças deslocadas em todo o mundo é crítica, de acordo com a ACNUR.

“Meninas e meninos menores de 18 anos representam 42% de todas as pessoas deslocadas à força. É uma população particularmente vulnerável, especialmente quando as crises se arrastam por anos. Estimativas recentes da ACNUR mostram que quase um milhão de crianças nasceram como refugiadas entre 2018 e 2020. Muitas delas podem permanecer refugiadas por muitos anos.

Apelo da ACNUR aos governos

A Agência das Nações Unidas para os Refugiados apelou aos líderes mundiais para redobrar os seus esforços para promover a paz, estabilidade e cooperação, alertando para uma tendência crescente de aumento do deslocamento causado pela violência e perseguição.

Apesar da pandemia, o número de pessoas fugindo de guerras, violência, perseguição e violações dos direitos humanos em 2020 aumentou para quase 82,4 milhões de pessoas, de acordo com o último relatório anual Global Trends da ACNUR divulgado em Genebra.

De acordo com o relatório da ACNUR, 2020 foi o nono ano de aumento ininterrupto no deslocamento forçado em todo o mundo, com 20,7 milhões de refugiados registrados sob o mandato da ACNUR até o final de 2020, incluindo 5,7 milhões de refugiados palestinos e 3,9 milhões de venezuelanos deslocados para o exterior.

“Atrás de cada número está uma pessoa expulsa de sua casa e uma história de deslocamento, expropriação e sofrimento. Eles merecem nossa atenção e apoio não apenas com ajuda humanitária, mas para encontrar soluções para sua difícil situação”, disse o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Filippo Grandi.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here