Foto: Secom RR

Com a antecipação do período chuvoso em Roraima os níveis dos rios aumentaram deixando a Defesa Civil Estadual em alerta. Semana passada, a instituição atendeu ocorrências com vicinais alagadas e água acima do nível em algumas pontes no município de Caroebe, região sul do Estado.

Informações do Boletim Hidroclimático elaborado pela Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) do dia 26 de abril mostram que, durante todo o mês de março deste ano, choveu 127,2 milímetros em Boa Vista. Já no mês de abril, até o dia 25, foram registrados 330,2 milímetros na capital.

Ainda de acordo com o boletim, a previsão para os próximos dias em Boa Vista é de tempo parcialmente nublado com chuva em áreas isoladas, com temperaturas estáveis variando entre 24°C e 33°C e umidade entre 70% e 100%. O meteorologista da Femarh, Ramon Alves, explicou que a previsão é de chuvas acima do normal.

“As precipitações para o próximo trimestre, no caso maio, junho e julho, continua sendo acima da normal climatológica devido à influência do fenômeno La Niña, apesar de estar enfraquecido, mas ainda exerce uma certa influência nas chuvas em nossa região. E tem também a influência do Oceano Atlântico, que está um pouco aquecido e também influencia no principal sistema de precipitação do período chuvoso nosso, chamado de Zona de Convergência Intertropical”, explicou.

De acordo com monitoramento, o rio Branco chegou a cinco metros em abril, atingindo o maior nível já registrado no período desde 1976.  Na região sul do Estado, onde costuma registrar maior volume de chuva, a Defesa Civil continua em alerta para novas ocorrências.

“Estamos mantendo uma equipe lá há três semanas, fazendo o trabalho de baldeação no rio Branquinho, na vicinal 04 do município de Caroebe”, informou o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Cleudiomar Ferreira.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here