Plano foi anunciado em entrevista coletiva nesta terça-feira (12) - Foto: Ascom/Sesau

O Governo de Roraima informou em coletiva nesta terça-feira (12) que irá reativar barreiras sanitárias, no posto de fiscalização estadual, no Jundiá, na divisa com o Amazonas e no Aeroporto Internacional de Boa Vista.  As ações estratégicas serão adotadas pelos próximos 10 dias no enfrentamento da COVID-19  em Roraima.

Segundo o governo, até o final desta semana serão definidos o quantitativo de profissionais envolvidos, escala de trabalho e capacitação da equipe que atuará nas barreiras.  A reabertura das barreiras tenta barrar a entrada do coronavírus em Roraima no momento em que o número de casos confirmados voltou a crescer no Amazonas, estado vizinho.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcelo Lopes, as barreiras terão como objetivo realizar a identificação de sintomas, aferição de pressão e orientação de saúde, além da realização de teste rápido quando for necessário.

“As equipes farão o trabalho de verificação de sinais e sintomas, e a orientação sobre como a pessoa deve proceder, caso apresente algum sintoma. Não serão barreiras restritivas, pois o objetivo é prestar todo o auxílio necessário para garantir que a situação não saia do controle”, disse.

LEITOS

Durante a coletiva foram anunciadas medidas importantes como a ampliação de leitos de UTI e de enfermaria, com a reorganização do fluxo de atendimento no HGR. O Plano de Contingência para os próximos 10 dias inclui ainda a possibilidade de reabertura parcial da APC (Área de Proteção e Cuidado), com a possibilidade de utilização de aproximadamente 80 leitos clínicos inicialmente.

“A estrutura da APC será utilizada para atender as demandas não relacionadas à COVID-19, nesse primeiro momento, para que possamos garantir a reorganização do fluxo que a transferência de pacientes do HGR, não acometidos pela COVID-19, para outras unidades”, ressaltou Lopes.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here