Senador Chico Rodrigues (União) Foto: ascom parlamentar

O que vinha sendo cogitado há algumas semanas acabou se concretizando hoje, por meio da operação executada pela Polícia Federal desde as primeiras horas da manhã. Trata-se de uma investigação sobre desvio de recursos parlamentares destinados ao combate do coronavírus.

Um dos alvos é o senador Chico Rodrigues (DEM), que compõe o núcleo do grupo que banca a candidatura da deputada federal Shéridan de Oliveira (PSDB), com apoio irrestrito do governador Antonio Denarium. Foi para essa patota que Denarium entregou o Governo do Estado em troca de apoio para as eleições de 2022.

A operação executada pela PF corre em segredo de Justiça, mas o país já sabe como o esquema com o dinheiro da Covid-19 funciona em outros estados, enquanto as pessoas morrem por falta de atendimento médico, que inicialmente deve ser nos postos municipais de saúde. É uma patifaria sem limite no país da corrupção.

Já não bastassem os postos municipais de saúde não funcionarem, a traquinagem com o dinheiro público corre solta, enchendo os bolsos de políticos e empresas que se aliam a eles para esculachar o povo. E o povo, que não tem vergonha na cara, continua votando neles.

Chico Rodrigues é um político das antigas, que nada fez em mais de 20 anos como deputado federal, a não ser viajar para o exterior com o dinheiro do contribuinte e, eleito senador, tratou logo de abrigar em seu gabinete um primo dos filhos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e continuou viajando às custas do Senado.

Como deputado federal, seu mandato foi seguido de escândalos, os quais não foram suficientes para refrescar a memória do povo. Sem contar que quase Chico não saiu candidato, pois ele foi condenado em 2010 por gastos ilícitos na campanha devido à compra camisetas amarelas e contratação de cabos eleitorais de forma irregular. Ele teve seu mandato cassado como governador e ficou inelegível por oito anos, com base na Lei da Ficha Limpa.

Chico Rodrigues é réu em uma ação penal que investiga apropriação de dinheiro público de emendas parlamentares, cuja denúncia foi apresentada pelo Ministério Público Federal em agosto de 2011, que investigou um esquema que fraudava processos licitatórios realizados pela Prefeitura de São Luiz, inclusive com o irmão do senador igualmente acusado.

Quando deputado federal, Chico agilizava a liberação de recursos de emendas parlamentares. Os recursos da União, que deveriam ter sido aplicados em um projeto de plantio de café em São Luiz, acabaram desaparecendo e não foi plantado nenhuma muda de café. Na época, o parlamentar chegou a ser chamado de Chico Café, mas logo foi esquecido.

A denúncia foi feita pelo procurador da República Leonardo de Faria Galiano, que afirmou que os acusados desviaram verba pública transferida através de convênio firmado entre o Ministério da Agricultura e a Prefeitura Municipal de São Luiz, com intermediação da Caixa Econômica Federal. Ainda há acusação de superfaturamento na aquisição de mudas de café no percentual de 84%.  Todos passaram a responder por crime de peculato, que até hoje não deu em nada.

Chico Rodrigues também ficou nacionalmente conhecido  em 2006 a partir da divulgação do esquema de notas frias da Câmara dos Deputados que ficou conhecido com a “farra da gasolina”. Na época, o parlamentar foi apelidado de Chico Gasolina, o que também já fugiu da memória do povo.

Os deputados usavam notas fiscais falsificadas para justificar gastos com combustível e solicitar o reembolso dos valores, gerando um prejuízo de R$ 41 milhões aos cofres públicos.  Chico Rodrigues foi o campeão de gastos, com reembolso de R$ 30 mil. Outro caso no qual ninguém sofreu qualquer punição.

E hoje o senador está sendo alvo de uma operação ao mesmo tempo que anda pedindo voto para a sua candidata, Shéridan, que também tem fama de esbanjadora de recursos públicos como deputada federal. É mais do mesmo que parece não indignar os eleitores.

Agora eles querem a Prefeitura de Boa Vista.

*Colunista

 

1 comentário

  1. Taí mais um político de Roraima que não vale o que o fato enterra, com todas essas informações acima o povo de Roraima ainda vota num desgraçado desse pra ficar mamando 8 anos nas tetas do governo, eu não vou ficar surpreso se em 2022 o Jucá voltar pro senado e a cupincha dele a Tereza conseguir uma vaga na Câmara Federal.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here