O Governo de Roraima vai manter os serviços essenciais durante o feriado do aniversário no estado, nessa segunda-feira (5). Atendimento emergencial na área de saúde, policiais e companhia de água funcionarão normalmente ou em regime de plantão.
Saúde
A Secretaria de Saúde (Sesau) informa que não haverá mudanças no funcionamento de alguns prédios de responsabilidade da saúde estadual.
As unidades de saúde que realizam atendimentos de urgência e emergência (como Pronto Atendimento Airton Rocha, Pronto Socorro Francisco Elesbão, Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco e Pronto Atendimento Cosme e Silva) funcionarão normalmente.
As unidades de saúde do interior do Estado que possuem o serviço de urgência e emergência também funcionarão ininterruptamente para esta finalidade. A Central Estadual de Regulação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) é outro órgão que manterá suas atividades normais, durante 24 horas/dia, por todo o final de semana prolongado.
O Centro de Referência de Saúde da Mulher Maria Luíza Castro Perin, bem como os setores administrativos, retomam as suas atividades na terça-feira, 6. A CMECM (Clínica Médica Especializada Coronel Mota) e o CCDI (Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem) também retornarão com os atendimentos no dia 6.
Com relação ao funcionamento do Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima), as atividades da unidade só serão retomadas em horário comercial a partir da terça-feira, 6.
Caer
A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) informa que no dia 5 não haverá atendimento na loja do Bairro São Pedro e unidades do interior, devido ao feriado alusivo ao aniversário de Roraima.
Neste período, os clientes devem entrar em contato por meio dos canais digitais – site, Caer Mobile, Call Center, chat e e-mail para atendimento. O atendimento comercial ocorre via e-mail: atendimento@caer.com.br, onde o cliente poderá solicitar diversos serviços. Os serviços do cadastro comercial também são feitos pelo e-mail: dcc@caer.com.br.
Os usuários também podem entrar em contato direto com a Caer por meio do WhatsApp (95) 98404-5313.
Para demais assuntos, a empresa disponibiliza ainda o Call Center: 0800.280.9520, que funcionará normalmente das 8h às 18h, e haverá regime de plantão para os serviços de manutenção das redes de água e esgoto e atendimento de ocorrências, bem como das estações de tratamento e estações elevatórias.
Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima reforçou o efetivo operacional neste final de semana prolongado do dia 5 de outubro. Foram empregados diariamente 85 bombeiros militares especialistas em atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, salvamento em altura, terrestre, veicular, operações de busca e salvamento e mergulho.
As ocorrências envolvendo vítimas presas em ferragens, incêndios em residências, em comércios e em veículos, entre outras, devem ser comunicadas imediatamente à Central de Operações do CBMRR pelo telefone 193.
Polícia Civil
A Polícia Civil de Roraima informa que o atendimento em suas unidades, referente ao feriado de aniversário de 32 anos do Estado de Roraima, será concentrado na CF (Central de Flagrantes) somente para casos de APF (Auto de Prisão em Flagrante) e de outras ocorrências que necessitem de requisições periciais.
A CF funciona na sede do 5º DP (Distrito Policial), localizada na Rua Parque Industrial, S/N, bairro Distrito Industrial.
Os distritos policiais realizarão atendimento presencial para registro de BO (Boletim de Ocorrência). Portanto, o cidadão deve procurar o DP mais próximo de sua casa.
Tendo em vista a restrição para aglomeração de pessoas como política de enfrentamento ao contágio do Coronavírus (COVID-19), os BOs podem ser registrados também na modalidade online, acessando o site da Polícia Civil (www.pc.rr.gov.br).
O cidadão clica em “Delegacia Online” e pode registrar o BO de crimes como injúria, apropriação indébita, difamação, calúnia, extravio (como perda de documentos e objetos, inclusive aparelhos celulares), estelionato, dano, constrangimento, furto simples, preservação de direito, maus tratos a animais, ameaça e roubo.
Caso o cidadão não encontre a natureza do crime que quer comunicar à polícia pela plataforma online, deve clicar em “Preservação de Direito” e fazer o registro de BO.
Os casos de registros de BO que tratem de violência doméstica devem ser registrados na Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), localizada na Casa da Mulher Brasileira, à Rua Uraricuera, esquina com a Rua Maú, S/N, no bairro São Vicente.
Os casos mais graves de violência doméstica, que necessitem de expedição de guia pericial ou que resultem em Auto de Prisão em Flagrante ou em TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) e, ainda, MPU (Medida Protetiva de Urgência) devem ser encaminhados à Central de Flagrantes.
A Polícia Civil alerta ao cidadão para que se acautelem de cuidados, reforçando sua segurança pessoal e de seus bens, para evitar ser vítima de crimes durante o feriado.