Foto: Arquivo/Metrópoles

A desembargadora Elaine Bianchi denunciou as condições carcerárias em Roraima. Segundo ela, presos estariam usando apenas cuecas e enfrentando temperatura próxima dos 50º C dentro das celas, devido à superlotação.

“Já tínhamos falado aqui sobre isso [situação do sistema prisional] no ano passado, quando eles [presos] estavam com problema de sarna. Para a minha surpresa, fui informada que os presos estão usando apenas cueca, pois não têm roupa para usar dentro do presídio”, disse em reunião do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.

A Secretaria de Justiça e Cidadania do estado (Sejuc) informou, por meio de nota, que a licitação para a compra de uniformes para os detentos está em fase de instrução processual e cotação de preços. Enquanto isso, os presos são autorizados a permancer com a roupa com que chegam na unidade ou que os familiares levam.

Os uniformes, de acordo com a secretaria, seriam adquiridos por meio de um convênio com o Estado do Maranhão, mas a pandemia do novo coronavírus dificultou o acordo. Sobre a superlotação, a Sejuc informou que cinco obras de reforma e construção — entre elas uma penitenciária agrícola e uma cadeia pública feminina — estão em andamento no sistema prisional do estado para aliviar a superlotação.

1 comentário

  1. É só você não roubar, não matar, não estuprar, que não vai pra lá. Seja honesto, seja um cidadão de bem, que todos os dias estará no conforto de seu lar, pois prisão, não é colônia de férias e eu sou completamente a favor de que o criminoso passe e mal mesmo, que esteja num lugar competente ruim e nem um pouco me importa se estiver com 50º ou mais.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here