Foto: Marcello Casal Jr

Os brasileiros que fizeram solicitação do Auxílio Emergencial até o dia 02 de julho e tiveram seu pedido negado agora têm mais uma opção de canal para realizar a contestar a negativa. A Dataprev, juntamente com o Ministério da Cidadania, lançou na terça-feira de 4 de agosto uma nova plataforma para realizar a contestação do Auxílio Emergencial negado.

A plataforma é a mesma lançada pela empresa em maio deste ano para consultar o andamento da solicitação do Auxílio. Segundo a Caixa, 500 mil cadastros ainda estão em reanálise (dados de 05/08).

Site da Dataprev permite contestar auxílio negado em 3 casos

Para realizar a contestação no site da Dataprev o cidadão deve acessar o endereço eletrônico https://consultaauxilio.dataprev.gov.br.

A Dataprev ressalta que a contestação em seu site estará disponível em três situações de inelegibilidade, são elas:

  1. servidor público militar que não tenha mais o vínculo;
  2. pessoas que perderam o emprego e não tenham direito ao seguro desemprego e ao Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) – (vínculo de emprego intermitente ativo);
  3. pessoas que eram menor de 18 anos na data do pedido e completaram a maior idade recentemente.

De acordo com a empresa, a contestação para estes três motivos de inelegibilidade não estavam disponíveis pelos canais da Caixa Econômica Federal , o que levou o Ministério da Cidadania a solicitar esta nova modalidade no portal de consulta da Dataprev. Até então, a contestação do Auxílio Emergencial poderia ser feita somente no site ou aplicativo da Caixa e na Defensoria Pública da União (DPU).

Como contestar o Auxílio Emergencial no site Dataprev

O cidadão que teve o seu pedido do Auxílio Emergencial negado e se encaixa em um dos três casos citados acima deve acessar o site https://consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta/#/ e inserir suas informações pessoais, como nome completo, data de nascimento, nome da mãe e CPF. Após essa etapa, aparecerá o botão “Contestar análise” para fazer o novo pedido. Concluída a contestação, o requerimento passará novamente por processamento em que os dados autodeclarados serão cruzados com as informações pessoais disponíveis nos cadastros oficiais da União.

Após homologação do Ministério da Cidadania, os dados serão enviados à Caixa para efetuar o pagamento, em caso de aprovação. Caso o pedido seja novamente negado o portal da Dataprev possui o botão “Mais informações”, onde o cidadão poderá consultar o critério da legislação que não foi atendido para concessão do benefício e, em algumas situações, também traz orientações ao cidadão.

1 comentário

  1. Boa tarde meu auxílio foi bloqueado alegando q estou de carteira asinada mas não estou desde 14 abril estou desempregada ja pus varios curiculo mas até agora nada, algem pode mi ajudar?????

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