Hospital de Retaguarda, em Boa Vista - Foto: Arquivo/Ascom-Sesau/RR

O governador de Roraima, Antonio Denarium (sem partido), anunciou neste domingo (14) que pacientes de Roraima infectados pelo novo coronavírus devem ser transferidos para o Amazonas. A afirmação foi feita em entrevista à rádio Folha FM.

A medida é tomada em meio ao colapso na saúde estadual, enquanto o Hospital Geral de Roraima (HGR) tem 55 pacientes a mais que o número de leitos permitidos, e o Hospital de Campanha, planejado para funcionar antes do pico da pandemia, continua sem previsão para inaugurar.

Segundo as informações apuradas pela reportagem do Roraima 1, ao menos 27 pacientes infectados pela Covid-19, internados em UTIs do Hospital Geral, devem ser transferidos, mediante autorização dos familiares e critérios clínicos. A transferência deve ocorrer por meio de UTI aérea.

Até esse sábado (13), Roraima registrou 6.875 casos e 200 mortes pelo novo coronavírus. No HGR consta 193 pacientes e no Hospital Materno Infantil 23 pacientes.

Em nota, a Sesau informou que está sendo firmado um Termo de Cooperação Técnica envolvendo os Governos de Roraima e do Amazonas, com os apoios do Comando Misto do Exército e Ministério da Saúde, com a finalidade de ampliar o número de leitos de retaguarda de UTI para pacientes com Covid-19 em Roraima. O Governo do Amazonas disponibilizou 27 leitos de UTI para pacientes de Roraima, ampliando de 48 para 75 o numero de vagas.

A Sesau disse também que está buscando alternativas de ampliar ainda mais a quantidade de leitos em hospitais da rede estadual e da rede privada conveniados com o Governo de Roraima. E também finalizar a montagem do Hospital de Campanha. A previsão do Governo é que a unidade inicie as atividades esta semana.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here