Foto: Divulgação/Sesau

Roraima é o estado brasileiro com pior avaliação em um levantamento sobre a transparência com que os governos informam sobre a situação do coronavírus, feito pela organização Open Knowledge Brasil. O levantamento serve para orientar os governos na busca por mais transparência na divulgação de dados. A Open Knowledge Brasil já fez seis avaliações. A primeira rodada  foi feita no dia 3 de abril.

O método de avaliação leva em conta as informações que cada Estado deixa disponíveis aos cidadãos em seus portais – não considera, por exemplo, as redes sociais. Entre os itens de transparência avaliados estão informações sobre a quantidade de testes disponíveis e aplicados, detalhes sobre a ocupação de leitos no Estado, e status de atendimento dos casos suspeitos ou confirmados de covid-19.

Desde a primeira avaliação, o estado não melhorou. Os pontos negativos apontados pelo levantamento é que Roraima não divulga a quantidade de leitos ocupados no estado em relação ao total disponível, o número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave registrados ou outras enfermidades que possam indicar suspeita de Covid-19 e a quantidade de testes disponíveis que o estado dispõe para atender por um determinado período.

De modo geral, a avaliação dos Estados é média no Brasil. De acordo com a organização, 68% ainda não publicam informações suficientes para que o monitoramento da pandemia do novo coronavírus seja devidamente acompanhado pelos cidadãos.  O estado melhor avaliado é Espírito Santo, seguido de Pernambuco e Rondônia.

Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da organização, diz que a organização dos dados pode ajudar a enfrentar o coronavírus. “Como o Ministério da Saúde publica dados muito agregados e os estados não observam os mesmos parâmetros de publicação, há muita variação entre os estados. Isso pode prejudicar a comparação e dificultar o planejamento a infraestrutura de saúde necessária para lidar com a crise”.

Secretaria de Saúde

Em nota, a Sesau (Secretaria de Saúde) informou que de acordo com o Plano de Enfrentamento ao Coronavírus, uma das primeiras medidas adotadas para manter a população bem informada foi de divulgar o Boletim epidemiológico, onde estão reunidas todas as notificações referentes aos registros de casos suspeitos, confirmados, descartados, recuperados e óbitos.

A Sesau disse ainda que o boletim epidemiológico possibilita ainda o conhecimento das informações em relação ao sexo, faixa etária, data de notificação, distribuição de casos confirmados de COVID-19, segundo a data de resultado do PCR em tempo real e Teste Rápido.

Além do boletim, segundo a Sesau, as informações relacionadas ao Coronoavírus são repassadas para a população também por meio de cards divulgados diariamente nas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) do Governo de Roraima e Sesau, no www.saude.rr.gov.br, bem como na plataforma roraimacontraocorona.rr.gov.br.
Outra medida adotada pelo Governo de Roraima por meio da Sesau foi a instalação da Sala de Situação onde são disponibilizados terminais telefônicos para que a população possa tirar todas as dúvidas referentes à doença.

Dessa forma, a Sesau reforça o seu compromisso em informar a população roraimense, mantendo a publicidade dos registros de Covid-19 no estado.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here